Pedro Matias On domingo, 30 de maio de 2010

Em Maio de 2009 recebi um telefonema do Pedro Alves amigo e colega de profissão, que me desafiou a participar naquele que seria o regresso do Rallye Verde Pino.

Esta prova que marcou o panorama dos ralis de clássicos durante anos em Portugal, estava de volta e num formato inovador e promissor, com passagens pelas rampas de Figueiró dos Vinhos, Caramulo e Murça, kartódromos como o de Milagres ou de Baltar e ainda o Circuito Vasco Sameiro em Braga.

Fazia-se duas passagens em cada uma das rampas, sendo que a primeira subida era o tempo de referencia, e tinha que se tentar fazer o mesmo tempo na segunda subida, nos kartódromos e no Vasco Sameiro a historia repetia-se sendo que eram três o numero de voltas.

O carro escolhido foi um Abarth 500 Essesse 1.4 Turbo 16v com 160cv, completamente original, o navegador um amigo de infância o Pedro Rodrigues (experiência de ambos = zero)

Num percurso total de cerca de 700 Kms em que andamos tão depressa nas PEC's como nas ligações, o resultado final foi animador tendo conseguido o 7º lugar final de entre 58 inscritos e sendo o carro de mais baixa cilindrada melhor classificado.

Esta prova foi a minha iniciação no desporto automóvel...



Segue a reportagem da Auto Magazine de 8/2009:


Pedro Matias On sexta-feira, 28 de maio de 2010

Pedro Matias, 30 anos, uma paixão… o desporto automóvel! Toda e qualquer desculpa para poder pisar o pedal do acelerador com mais força é motivo suficiente para o fazer. Nos primeiros 18 meses de carta, 18 acidentes, não por não ter jeito para o volante, mas porque naquela idade nem de desculpas precisava…


Demorei alguns anos até conseguir realizar um dos meus sonhos de criança, muito inspirado pelos livros do Michel Vaillant e pelas histórias que sempre ouvi do meu pai, do tempo em que também ele corria em ralis. Pode ou não ser genético, mas uma coisa é certa, quando nasci o meu pai estava a fazer um rali e soube do meu nascimento pelo controlador…

Várias vezes este sonho esteve para se concretizar, mas as coisas foram-se adiando… Até ao ano passado!

Este blog serve para partilhar as experiências que vou ter ao longo deste novo e estimulante desafio.