Pedro Matias On quinta-feira, 10 de junho de 2010


Segundo os leitores da revista inglesa Autocar, o Lancia Delta Integrale é o melhor Hot Hatch de todos os tempos.

Numa votação conduzida no site da revista entre Abril e Maio de 2010, em que mais de 3.500 pessoas votaram, o resultado foi uma vitória para o automóvel de alta performance da marca italiana, que ganhou 46 ralis do WRC e conquistou 6 campeonatos do mundo, números que até aos dias de hoje não foram batidos.

O Lancia Delta HF Integrale foi mesmo o automóvel mais antigo do Top 10, que nos leva a crer que a idade não é obstáculo ao desejo e que de facto há automóveis que são eternos.

Votação Top 10:

Lancia Delta Integrale  
14.3%
Peugeot 205 GTi 1.6
7.9%
3º 
Ford Focus RS (mk1)  
7.7%
4º 
VW Golf GTi (mk1)  
6.8%
5º 
Ford Escort Cosworth
6.5%
6º 
Honda Civic Type R (mk1)
5.8%
7º 
Seat Leon Cupra R (mk1)
5.7%
Peugeot 306 GTi-6   
5.4%
9º 
VW Golf GTi 16v (mk2)
5.0%
10º 
Renault Clio Williams  
4.9%

Alguns destes automóveis marcaram a minha juventude e continuo hoje ainda a não lhes ficar indiferente quando estão por perto.

Deixo-vos com uma foto do Lancia Delta HF Integrale em acção no Rali de Portugal de 1993, conduzido pelo Carlos Sainz.


Pedro Matias On


Motorsports Icons é uma tema sobre o qual tentarei fazer alguns posts (muito visuais que de palha estão os jornais cheios), mostrando um pouco mais sobre a vida dos pilotos que mais se notabilizaram no desporto automóvel, mas como dificilmente um piloto consegue alcançar o sucesso sem uma maquina à altura, também aqui darei atenção a algumas das viaturas que ainda hoje são recordadas um pouco por todo o mundo...

Escolhi o Colin McRae como primeiro MI, porque este trouxe para o desporto automóvel um estilo inconfundível e uma paixão com os quais sempre me identifiquei.

Para dar o mote nada melhor que uma demonstração dos seus driving skills na primeira pessoa...


Neste vídeo oficial do WRC podem perceber um pouco melhor o que trouxe Colin McRae ao desporto automóvel.


Por último fica um vídeo feito por um dos muitos fãs que ainda hoje vêm McRae como um dos melhores pilotos de ralis de todos os tempos...



Podem consultar mais sobre a história do Colin McRae aqui ou então visitar o site oficial.

Pedro Matias On quarta-feira, 9 de junho de 2010

Cheguei a Balocco pouco passava das nove horas, este circuito foi construído nos anos 60 para se poderem testar os produtos da Alfa Romeo, hoje é detido pela familia Agneli e serve de pista de testes para todas as marcas do grupo Fiat.

Durante o período da manhã foi tempo de ficar a conhecer todos os detalhes dos novos produtos da Abarth, como ninguém quer ouvir falar de emissões e de equipamento de série vou passar à parte que interessa...

A seguir a uma refeição ligeira (para evitar enjoos) foi altura de irmos para a pista, à nossa espera estava uma armada de escorpiões, com pilotos à altura para nos ensinarem os truques de Balocco, posso dizer que por sorte o carro onde primeiro entrei tinha como piloto o vencedor do Trofeu Clio R3 2009, um tal rapaz gordinho que de aspecto de piloto tinha muito pouco de seu nome Filippo Vara...


Balocco tem varias curvas copiadas de outros circuitos, como a Curva Grande ou a primeira curva de Lesmo do circuito de Monza ou o gancho Tarzan que podemos encontrar no circuito de Zandvoort. 

A primeira volta com o Filippo ao volante passou tão depressa que não deu para perceber nada da pista, mas pelo contrário percebi perfeitamente que o rapaz guia que se farta....

Saltei para o lugar do condutor, afinei o banco e o volante, enquanto o Filippo me perguntava queres que fale em italiano ou inglês? Como eu em italiano só sei dizer pizza, optei pelo inglês e lá arranquei tentando ouvir as dicas do rapaz.


Cedo deu para perceber que o  Abarth Punto Evo é infinitamente melhor que o Grande Punto, curva mais, anda mais e trava mais... enfim tudo é melhor. O Evo insere-se nas curvas com um comportamento sempre muito saudável e intuitivo e mesmo com as inclinações da pista (e algumas são bem grandes) nunca se queixa, nem mesmo quando somos demasiado optimistas no cálculo da velocidade de entrada em curva e temos que corrigir a meio.



De seguida foi a vez do Abarth 500C, estava com algumas dúvidas em relação ao que poderia ser a nova caixa Abarth Competizione, dúvidas essas que se dissiparam ao fim de poucas passagens de caixa... o comando é rápido, intuitivo e como dizia outro dos instrutores obriga as pessoas a andarem com as duas mãos no volante (coitado do rapaz imagino os cagaços que não deve ter apanhado já, com outros marmanjos a tentarem imita-los).
A versão cabrio do Abrarth 500 curva menos que a versão fechada e os 140cv de que agora dispõe não chegam para compensar o peso adicional que o carro tem, mas quando se olha para o carro esquecem-se todos os defeitos que este possa ter, o 500C consegue ser ainda mais bonito ao vivo do que nas fotografias e as novas pinturas bi-colores prometem fazer furor.

Faltava um que não nos deixaram experimentar, o 695 Tributo Ferrari mas tinham o carro com numero de série 000 para nos podermos sentar lá dentro e tentar perceber o porque de custar cerca de 50.000€, fibra de carbono com fartura, tejadilho em alcântara, um turbo maior que mal cabe no motor, 180cv e uma lista de equipamento que quase dá sono de tão longa... e o mais caro de tudo a palavra Ferrari! 1695 viaturas serão produzidas durante um período de 3 anos sendo os primeiros encarnados (iguais ao das fotos), aceitam-se encomendas...


Durante todo o dia vi algumas maquinas que me apetecia muito ter conduzido... como o Ferrari 599 GTO ou os Alfa 8C Competizione em Coupé e Spider...

Mais para o final do test-drive percebi qual era a competição entre os pilotos/instrutores que lá andavam, ver quem conseguia fazer a velocidade média mais alta numa volta à pista, o record  entre os pequenos Abarth foi de 109 km/h de Punto Evo... e foi comigo dentro do carro (ao lado a tentar aprender como se fazia).

Quando houver outra apresentação destas podem sempre contar comigo.

Pedro Matias On terça-feira, 8 de junho de 2010

Uma imagem vale mais do que mil palavras!


Faço este post num autocarro em viagem algures entre a pista de Balocco e o aeroporto de Malpensa... assim que chegue a Portugal prometo a tal reportagem mais detalhada.

Mas devo dizer que o saldo é positivo e que os novos produtos da Abarth estão testados e aprovados...

Pedro Matias On domingo, 6 de junho de 2010

Fantástica exibição de Fernando Peres no Rali de Arganil, mas a vitória foi para Manuel Coutinho.
Coutinho 
vence com 1.5s de avanço para Peres -
Depois de ter passado pela liderança, o piloto da Peres Competições, penalizou um minuto, caindo para o quarto posto da classificação geral passando a distar 34.7s do líder. Em apenas duas especiais, Fernando Peres só não conseguiu recuperar 1.5s para Manuel Coutinho (Mitsubishi Lancer Evo VI), que desta forma venceu o Rali de Arganil.

Peres andou muito, e nos últimos quilómetros a margem esbateu-se ao ponto de nem vencedor ou vencido saberem muito bem como tudo ia terminar, para gáudio do público que assistia na estrada e pôde vibrar com este desfecho de rali.

Daniel Nunes e Carlos Ramiro (Mitsubishi Lancer Evo VI) foram terceiros a 28.1s do vencedor, enquanto Paulo Correia e Ricardo Correia (Mitsubishi Carisma) terminaram logo a seguir. Gil Antunes e Daniel Amaral (Opel Astra) foram quintos, na frente de Raul Aguiar e Pedro Pereira (Mitsubishi Lancer Evo IV). Com a chegada dos pisos de terra, maiores dificuldades para os homens do Desafio Modelstand, com Daniel Ribeiro e Hugo Magalhães (Peugeot 206 GTI) a vencerem, mesmo assim suplantando pilotos equipados com carros superiores, nomeadamente as equipas Diogo Salvi e Filipe Carvalho (Mitsubishi Lancer Evo VI) e Luís Mota e Alexandre Ramos (Mitsubishi Lancer Evo IV), respectivamente oitavo e nono. A encerrar o top 10, ficaram classificados António Rodrigues e Jorge Carvalho (Peugeot 206 GTI).

Fonte: Autosport

Pedro Matias On sábado, 5 de junho de 2010


Fui convidado para ir à apresentação dos três novos produtos da Abarth, a cereja no topo do bolo é que a apresentação vai decorrer na pista de Balocco em Itália.

Os produtos novos que a marca irá introduzir no nosso país são o Abarth Punto Evo, o Abarth 500C e o Abarth 695 Tributo Ferrari.

O Punto Evo promete uma mecânica ainda mais animada, equipando agora o novo motor Multiair 1.4 16v Turbo que debita 165cv mais 10cv que no Grande Punto, a tecnologia utilizada neste motor permite ao mesmo tempo baixar consumos e emissões (Euro 5). Quanto aos conteúdos outra boa notícia passa pela inclusão do sistema TTC (Torque Transfer Control) e do GSI (Gear Shift Indicator) na lista de equipamento de série, que até agora só estavam disponíveis no Abarth 500.




Com o 500C a Abarth conseguiu fazer o mesmo que tinha feito com o 500, um automóvel com um design arrebatador ao qual ninguém vai ficar indiferente, este inclui de série a nova caixa de velocidades Abarth Competizione, uma caixa manual de comando robotizado, accionada por patilhas no volante e mais 5 cv que dão sempre jeito em qualquer carro.



Em relação ao Abarth 695 Tributo Ferrari, nem sei bem o que esperar, sei que vai ter uma produção pequena, tem 180cv, a caixa de velocidade Abarth Competizione, uma suspensão com afinação especifica mais firme e rebaixada, um sistema de travagem revisto (discos, pinças e pastilhas de alto rendimento da Brembo). Pela ficha técnica apenas duas coisas a apontar, uma o peso mais 150 kg provavelmente por causa da caixa de velocidades, a outra é que será garantidamente caro...



Mais informações sobre os produtos Abarth aqui, para comprar podem sempre ir à Ficacém.

Prometo que quando voltar de Itália, faço a minha avaliação dos 3 produtos e conto-vos da minha relação com eles na pista de Balocco.

Pedro Matias On sexta-feira, 4 de junho de 2010


No passado dia 3 de Junho fui ao Autódromo do Estoril para a apresentação em terras lusas de um projecto que promete fazer bater mais forte os corações dos amantes de super carros.

O conceito é simples e será vencedor garantidamente!

Pagar 150€ para:

2 voltas de reconhecimento como copiloto
+ 2 voltas com Porsche Boxster
+ 1 volta à pista com Ferrari F430 ou Lamborghini Gallardo

Ou pagar 250€ para:

2 voltas de reconhecimento como copiloto
+ 2 voltas com Porsche Boxster
+ 1 volta à pista com Ferrari F458 (disponível a partir de final de Junho)

Podem sempre pagar mais e dar mais voltas.

No Estoril o piloto de serviço foi o Zé Pedro Fontes e pelo que parece também vai ser ele a participar nos próximos eventos, o que ainda torna mais interessante esta experiência, já que vão ter inputs de um dos melhores pilotos portugueses.

O próximo evento Magic Cars será no Circuito Vasco Sameiro em Braga no dia 27 de Junho.

Mais informações aqui.