Pedro Matias On domingo, 13 de junho de 2010

Um dos meus sites de automóveis favoritos é o Italiaspeed, é o maior site internacional sobre viaturas italianas e por defeito profissional, faço questão de visita-lo com muita regularidade.

Recentemente iniciei a minha participação no Desafio Único e cedo me apercebi que os meios de comunicação social e em especial, os que têm a responsabilidade em Portugal de divulgar e fazer a cobertura deste tipo de provas, não dão a devida atenção a esta competição em que participam mais de 100 pilotos por prova.

Enviei um email para o Italiaspeed a falar sobre o Desafio, e imediatamente demonstraram um enorme interesse em fazer uma reportagem sobre o mesmo. 

Depois de receberem o artigo que enviei na sexta feira, devem ter gostado do mesmo pois perguntaram-me se tinha interesse em continuar a fazer a cobertura do evento até final da época! 

E assim de primeiro artigo fui promovido a "jornalista"... 

Qual foi o meu espanto quando hoje me deparei com este cenário na página principal do site!


Então em Portugal o Desafio não tem tempo de antena, mas para o pessoal lá de fora que até vive melhor e tem mais dinheiro do que nós, um projecto de corridas de automóveis low-cost, que reúne mais pilotos do que os carros têm de cavalos é: TOP STORY

Em Portugal tem que ser tudo em grande e por isso é que depois acabamos por ser pequeninos...
Deixo-vos aqui o link para o meu primeiro artigo! (espero que gostem)

Durante a semana irei fazer um post sobre a prova de hoje no Estoril !!

Pedro Matias On sábado, 12 de junho de 2010

Hoje é dia de treinos privados no Estoril, é tempo de conhecer melhor a pista e de rodar nela com o carro de prova.


A ansiedade vai começar a aumentar a partir de amanhã, o coração começa a bater mais forte e nesta prova temos responsabilidades acrescidas, depois do bom resultado em Braga que excedeu todas as nossas expectativas, queremos agora fazer igual, se possível até melhor.

Podemos dizer com alguma segurança que corremos em casa, contamos para isso com o apoio das nossas famílias (já habitual), mas ainda com a presença dos nossos amigos que não tiveram hipótese de se deslocar até Braga para nos ver correr nas primeiras duas provas.

Deixo-vos aqui com uma volta ao Autódromo do Estoril feita pelo Tom Coronel no seu Seat (WTCC) em 2008.


Pedro Matias On sexta-feira, 11 de junho de 2010


 

O Motor Clube do Estoril prepara-se para organizar mais uma jornada competitiva neste fim-de-semana, desta feita o Circuito MCE 1, ronda dedicada às quatro rodas e que contará com a presença de pilotos e máquinas dos Challenge Desafio Único FEUP 1 e FEUP 2, bem como do Historic Racing Series e do Historic Regularity Racing.


No que toca à competição da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a ronda competitiva promovida pelo MCE no Circuito do Estoril representa a terceira do ano, segunda em circuito dado que o início da temporada se fez na Rampa da Falperra, e promete animados despiques pela liderança.


António Camelo / Nuno Migueis lideram a tabela da FEUP 1 depois de uma vitória e um terceiro posto, enquanto José Peixoto / Miguel Pereira seguem em segundo, a 13 pontos da frente e com apenas dois de margem sobre as duplas Filipe Matias / Ricardo Rocha e José Ferreira / Renato Caldeira.


Já na FEUP 2 as diferenças pontuais são mais curtas e a luta pela liderança é feita entre os dez primeiros. António Ferreira / Tiago Martinho lideram com mais dois pontos Jorge Areal / Rui Almeida, enquanto a dupla Nuno Pombo / Pedro Matias somam 80 pontos, menos oito que os líderes.

Pelo meio surgem os nomes de António Pereira / Filipe Carvalho e Marcos Teixeira / Rui Xavier. Margens que deixam antever uma tirada mesmo muito renhida. Em ambos os casos da FEUP, os pilotos têm pela frente três mangas competitivas, sendo que as duas primeiras terão uma duração de 25 minutos cada uma, enquanto a terceira será de uma hora.


Também interessantes prometem ser as disputas dos Históricos. O Historic Regularity Racing, como o nome indica, contará com uma prova de regularidade de uma hora, uma competição onde nem sempre é a rapidez que ganha. Já a Historic Racing Series contará com uma corrida de resistência de 50 minutos.

Programa:

Sábado, 12 de Junho

11h40 – 12h00 Historic Regularity Racing - T LIVRE
12h10 – 12h40 Historic Racing Series - T LIVRE
14h00 – 14h40 Historic Regularity Racing - Prova de Regularidade
15h00 – 16h00 Historic Racing Series - T CRONO
16h15 – 17h05 Historic Racing Series - CORRIDA

Domingo, 13 de Junho

08h50 – 09h20 Challenge Desafio Único FEUP 1 - T LIVRE
09h30 – 10h00 Challenge Desafio Único FEUP 2 - T LIVRE
10h50 – 11h05 Challenge Desafio Único FEUP 1 - T CRONO
11h10 – 11h25 Challenge Desafio Único FEUP 1 - T CRONO
11h35 – 11h50 Challenge Desafio Único FEUP 2 - T CRONO
11h55 – 12h10 Challenge Desafio Único FEUP 2 - T CRONO
13h15 – 13h40 Challenge Desafio Único FEUP 1 - MANGA A
14h00 – 14h25 Challenge Desafio Único FEUP 2 - MANGA A
14h45 – 15h10 Challenge Desafio Único FEUP 1 - MANGA B
15h25 – 15h50 Challenge Desafio Único FEUP 2 - MANGA B
16h10 – 17h10 Challenge Desafio Único FEUP 1 - MANGA C
17h20 – 18h10 Challenge Desafio Único FEUP 2 - MANGA C

Listas de Inscritos:

Challenge Desafio Único FEUP 1
Challenge Desafio Único FEUP 2
Históricos HRR
Históricos HRS

Fonte: Velocidades

Pedro Matias On quinta-feira, 10 de junho de 2010


Segundo os leitores da revista inglesa Autocar, o Lancia Delta Integrale é o melhor Hot Hatch de todos os tempos.

Numa votação conduzida no site da revista entre Abril e Maio de 2010, em que mais de 3.500 pessoas votaram, o resultado foi uma vitória para o automóvel de alta performance da marca italiana, que ganhou 46 ralis do WRC e conquistou 6 campeonatos do mundo, números que até aos dias de hoje não foram batidos.

O Lancia Delta HF Integrale foi mesmo o automóvel mais antigo do Top 10, que nos leva a crer que a idade não é obstáculo ao desejo e que de facto há automóveis que são eternos.

Votação Top 10:

Lancia Delta Integrale  
14.3%
Peugeot 205 GTi 1.6
7.9%
3º 
Ford Focus RS (mk1)  
7.7%
4º 
VW Golf GTi (mk1)  
6.8%
5º 
Ford Escort Cosworth
6.5%
6º 
Honda Civic Type R (mk1)
5.8%
7º 
Seat Leon Cupra R (mk1)
5.7%
Peugeot 306 GTi-6   
5.4%
9º 
VW Golf GTi 16v (mk2)
5.0%
10º 
Renault Clio Williams  
4.9%

Alguns destes automóveis marcaram a minha juventude e continuo hoje ainda a não lhes ficar indiferente quando estão por perto.

Deixo-vos com uma foto do Lancia Delta HF Integrale em acção no Rali de Portugal de 1993, conduzido pelo Carlos Sainz.


Pedro Matias On


Motorsports Icons é uma tema sobre o qual tentarei fazer alguns posts (muito visuais que de palha estão os jornais cheios), mostrando um pouco mais sobre a vida dos pilotos que mais se notabilizaram no desporto automóvel, mas como dificilmente um piloto consegue alcançar o sucesso sem uma maquina à altura, também aqui darei atenção a algumas das viaturas que ainda hoje são recordadas um pouco por todo o mundo...

Escolhi o Colin McRae como primeiro MI, porque este trouxe para o desporto automóvel um estilo inconfundível e uma paixão com os quais sempre me identifiquei.

Para dar o mote nada melhor que uma demonstração dos seus driving skills na primeira pessoa...


Neste vídeo oficial do WRC podem perceber um pouco melhor o que trouxe Colin McRae ao desporto automóvel.


Por último fica um vídeo feito por um dos muitos fãs que ainda hoje vêm McRae como um dos melhores pilotos de ralis de todos os tempos...



Podem consultar mais sobre a história do Colin McRae aqui ou então visitar o site oficial.

Pedro Matias On quarta-feira, 9 de junho de 2010

Cheguei a Balocco pouco passava das nove horas, este circuito foi construído nos anos 60 para se poderem testar os produtos da Alfa Romeo, hoje é detido pela familia Agneli e serve de pista de testes para todas as marcas do grupo Fiat.

Durante o período da manhã foi tempo de ficar a conhecer todos os detalhes dos novos produtos da Abarth, como ninguém quer ouvir falar de emissões e de equipamento de série vou passar à parte que interessa...

A seguir a uma refeição ligeira (para evitar enjoos) foi altura de irmos para a pista, à nossa espera estava uma armada de escorpiões, com pilotos à altura para nos ensinarem os truques de Balocco, posso dizer que por sorte o carro onde primeiro entrei tinha como piloto o vencedor do Trofeu Clio R3 2009, um tal rapaz gordinho que de aspecto de piloto tinha muito pouco de seu nome Filippo Vara...


Balocco tem varias curvas copiadas de outros circuitos, como a Curva Grande ou a primeira curva de Lesmo do circuito de Monza ou o gancho Tarzan que podemos encontrar no circuito de Zandvoort. 

A primeira volta com o Filippo ao volante passou tão depressa que não deu para perceber nada da pista, mas pelo contrário percebi perfeitamente que o rapaz guia que se farta....

Saltei para o lugar do condutor, afinei o banco e o volante, enquanto o Filippo me perguntava queres que fale em italiano ou inglês? Como eu em italiano só sei dizer pizza, optei pelo inglês e lá arranquei tentando ouvir as dicas do rapaz.


Cedo deu para perceber que o  Abarth Punto Evo é infinitamente melhor que o Grande Punto, curva mais, anda mais e trava mais... enfim tudo é melhor. O Evo insere-se nas curvas com um comportamento sempre muito saudável e intuitivo e mesmo com as inclinações da pista (e algumas são bem grandes) nunca se queixa, nem mesmo quando somos demasiado optimistas no cálculo da velocidade de entrada em curva e temos que corrigir a meio.



De seguida foi a vez do Abarth 500C, estava com algumas dúvidas em relação ao que poderia ser a nova caixa Abarth Competizione, dúvidas essas que se dissiparam ao fim de poucas passagens de caixa... o comando é rápido, intuitivo e como dizia outro dos instrutores obriga as pessoas a andarem com as duas mãos no volante (coitado do rapaz imagino os cagaços que não deve ter apanhado já, com outros marmanjos a tentarem imita-los).
A versão cabrio do Abrarth 500 curva menos que a versão fechada e os 140cv de que agora dispõe não chegam para compensar o peso adicional que o carro tem, mas quando se olha para o carro esquecem-se todos os defeitos que este possa ter, o 500C consegue ser ainda mais bonito ao vivo do que nas fotografias e as novas pinturas bi-colores prometem fazer furor.

Faltava um que não nos deixaram experimentar, o 695 Tributo Ferrari mas tinham o carro com numero de série 000 para nos podermos sentar lá dentro e tentar perceber o porque de custar cerca de 50.000€, fibra de carbono com fartura, tejadilho em alcântara, um turbo maior que mal cabe no motor, 180cv e uma lista de equipamento que quase dá sono de tão longa... e o mais caro de tudo a palavra Ferrari! 1695 viaturas serão produzidas durante um período de 3 anos sendo os primeiros encarnados (iguais ao das fotos), aceitam-se encomendas...


Durante todo o dia vi algumas maquinas que me apetecia muito ter conduzido... como o Ferrari 599 GTO ou os Alfa 8C Competizione em Coupé e Spider...

Mais para o final do test-drive percebi qual era a competição entre os pilotos/instrutores que lá andavam, ver quem conseguia fazer a velocidade média mais alta numa volta à pista, o record  entre os pequenos Abarth foi de 109 km/h de Punto Evo... e foi comigo dentro do carro (ao lado a tentar aprender como se fazia).

Quando houver outra apresentação destas podem sempre contar comigo.

Pedro Matias On terça-feira, 8 de junho de 2010

Uma imagem vale mais do que mil palavras!


Faço este post num autocarro em viagem algures entre a pista de Balocco e o aeroporto de Malpensa... assim que chegue a Portugal prometo a tal reportagem mais detalhada.

Mas devo dizer que o saldo é positivo e que os novos produtos da Abarth estão testados e aprovados...