Pedro Matias On quinta-feira, 17 de junho de 2010

 Já não vejo a hora de andar a fazer ralis numa coisa destas...



Pedro Matias On

Regularidade e Concentração Turística acompanham Campeonato de Portugal


Já começou a contagem decrescente para a 10ª edição do Rali de Vila Verde, prova que volta a ser pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis 2L/2RM, na estrada nos dias 26 e 27 de Junho, com organização do Clube Automóvel do Minho.
À semelhança do ano passado, para além dos interessados na prova nacional, vão disputar a prova pilotos que desejem correr como extra-campeonato, isto para além da novidade que é ter uma lugar uma prova de Regularidade Histórica e ainda uma Concentração Turística.

Em termos de Campeonato de Portugal de Ralis 2L/2RM, o CAM não mexeu no esquema e estrutura da prova que tão bons resultados tem dado. Assim, no dia 26 de Junho, já vão ter lugar sete Provas Especiais, entre as quais a que vai terminar o dia, ou seja, a Super-Especial de Vila Verde. Antes, os concorrentes terão passagens duplas pelos troços de Fojo, Duas Igrejas e Vade. No dia seguinte, mais seis troços para ficar completa a jornada, ou seja, também passagens duplas pelas especiais de Stª Ana/Mixões, Valdreu e Valbom. Os concorrentes da prova extra apenas têm uma passagem pelas classificativas em ambos os dias. Ao todo, a prova tem 205,12 quilómetros, com 109,09 a serem cronometrados.

As inscrições já estão abertas e encerram no dia 17 de Junho.

No que diz respeito à regularidade histórica, os concorrentes serão divididos em oito categorias e quatro classes. Dentro destas ainda existem mais três por cilindrada. O percurso conta 59,07 quilómetros, divididos em três provas de regularidade. Já na Concentração Turística, o objectivo é de reunir turistas sem carácter competitivo. O percurso é igual ao da regularidade e os concorrentes são divididos em sete classes.

Mapa das Classificativas
Horário da Prova CPR2
Horário da Prova Extra

Pedro Matias On terça-feira, 15 de junho de 2010


Na Manga B o Nuno Pombo partiu do oitavo lugar da grelha, mas após um excelente arranque, acabou por conseguir chegar ao final da primeira volta na quinta posição, numa manga sem muitas trocas de posição nos lugares da frente, o Nuno conseguiu manter-se na mesma posição até à última volta, em que acabou por ceder à pressão e no final teve que se contentar com o sexto lugar.

Segue o vídeo das primeiras duas voltas da Manga B com o Nuno Pombo ao volante:


Com os resultados das mangas A e B a servirem para fazer o cálculo da posição na grelha de partida para a manga C, conseguimos largar do 4º posto.

Desta vez foi o Nuno que fez a primeira parte da manga C, não partimos bem e perdemos algumas posições, quando trocamos ao fim de oito voltas, estávamos em sexto lugar, a 19 segundos do primeiro, entrei para o Punto com o objectivo de conseguir subir o maior numero de lugares possível. 

Consegui imprimir um bom ritmo de corrida, com várias voltas rápidas que  nos permitiram chegar a ser terceiros, depois seguiu-se uma luta renhida com o Filipe Matias  que estava em quarto, com várias trocas de posições, no final o Filipe acabou por levar a melhor e ficamos no quarto lugar a apenas de 4 segundos do primeiro.


Segue o vídeo com o resumo da Manga C


Os resultados da 3 mangas combinados atribuíram-nos o quarto lugar absoluto, que nos permitiu somar mais 43 pontos no campeonato.

Feitas as contas, a prova do Estoril resultou numa excelente operação para nós, colocando-nos agora no terceiro lugar do campeonato a 3 pontos do segundo lugar e a apenas 5 do primeiro classificado, resultados estes que estão a superar todas as nossas expectativas iniciais.

Gostava de agradecer aos nosso Patrocinadores pelo apoio que nos têm dado desde o inicio deste projecto e ao nosso preparador Integra Support por mais um fim de semana em que o Fiat Punto esteve sempre ao melhor nível.
A próxima prova será no Autódromo Internacional do Algarve em Portimão no dia 25 de Julho (data provisória).

Seguem os links com os resultados das várias sessões desta prova:


Segue o quadro com a classificação (provisória) da FEUP 2 após a prova do Estoril














NOMES TOTAL 1 2 3
1 SERODIO BORGES 128 47 31 50
1 PEDRO SALVADOR 128 47 31 50
33 ANTÓNIO FERREIRA 126 41 47 38
33 TIAGO MARTINHO 126 41 47 38
25 NUNO POMBO 123 35 45 43
25 PEDRO MATIAS 123 35 45 43
4 JORGE AREAL 121 45 41 35
4 RUI ALMEIDA 121 45 41 35
2 FILIPE MATIAS 117 50 22 45
2 RICARDO ROCHA 117 50 22 45

Pedro Matias On


Decorreu no Domingo a terceira ronda do Challenge Desafio Único que teve lugar no Autódromo do Estoril.

O Estoril é um circuito muito diferente do Vasco Sameiro, a pista é bastante mais rápida e larga permitindo assim diferenças de trajectórias, que facilmente custam muitos segundos nas contas do cronómetro, outra das características deste autódromo é ter uma recta com quase um quilometro, que de Punto parece que nunca mais acaba!

Na primeira sessão de treinos livres, ficou a confirmação de que estávamos a rodar a um bom ritmo e claramente inseridos no grupo da frente, mesmo assim faltava retirar alguns segundos aos tempos para conseguirmos um lugar nas primeiras linhas.


Quando se iniciou a qualificação fui com "ganas" à procura do tempo canhão de que precisava. E consegui! Na 2ª tentativa consegui o 4º tempo da grelha, sendo mesmo o carro mais rápido dos que tinham lastro em pista. O Nuno conseguiu um tempo mais modesto mas ainda assim inserido no Top 10 da Manga B, acusando a falta de conhecimento da pista.

Fica aqui o vídeo da minha volta de qualificação:


A Manga A iniciou-se com uma partida rolante na qual fiz questão de fazer trampa da grossa novamente (está descoberto o meu calcanhar de Aquiles), depois de partir de 4º cheguei à travagem para a primeira curva em 8º, safei-me bem e na travagem para a curva 3 já era terceiro novamente, a coisa não podia ter começado melhor ou podia ??

Vejam o vídeo das primeiras duas voltas que me parece esclarecedor:


Pois é a meio da segunda volta já era primeiro, mas mais uma vez houve alguém que achou que bom é não travar no final da recta da meta, e acertou em cheio no meu para-choques, caí para o 5º posto. Até final da manga houve uma luta intensa, com algumas trocas de lugares e quando vi a bandeirada final tive que me contentar com o 4º lugar, que devo confessar soube a pouco.

Segue o vídeo da "mocada" que me fez cair de 1º para 5º e fez cair por terra o sonho da primeira vitória:



Amanhã tentarei acabar de vos contar a história desta prova.

Pedro Matias On domingo, 13 de junho de 2010

Um dos meus sites de automóveis favoritos é o Italiaspeed, é o maior site internacional sobre viaturas italianas e por defeito profissional, faço questão de visita-lo com muita regularidade.

Recentemente iniciei a minha participação no Desafio Único e cedo me apercebi que os meios de comunicação social e em especial, os que têm a responsabilidade em Portugal de divulgar e fazer a cobertura deste tipo de provas, não dão a devida atenção a esta competição em que participam mais de 100 pilotos por prova.

Enviei um email para o Italiaspeed a falar sobre o Desafio, e imediatamente demonstraram um enorme interesse em fazer uma reportagem sobre o mesmo. 

Depois de receberem o artigo que enviei na sexta feira, devem ter gostado do mesmo pois perguntaram-me se tinha interesse em continuar a fazer a cobertura do evento até final da época! 

E assim de primeiro artigo fui promovido a "jornalista"... 

Qual foi o meu espanto quando hoje me deparei com este cenário na página principal do site!


Então em Portugal o Desafio não tem tempo de antena, mas para o pessoal lá de fora que até vive melhor e tem mais dinheiro do que nós, um projecto de corridas de automóveis low-cost, que reúne mais pilotos do que os carros têm de cavalos é: TOP STORY

Em Portugal tem que ser tudo em grande e por isso é que depois acabamos por ser pequeninos...
Deixo-vos aqui o link para o meu primeiro artigo! (espero que gostem)

Durante a semana irei fazer um post sobre a prova de hoje no Estoril !!

Pedro Matias On sábado, 12 de junho de 2010

Hoje é dia de treinos privados no Estoril, é tempo de conhecer melhor a pista e de rodar nela com o carro de prova.


A ansiedade vai começar a aumentar a partir de amanhã, o coração começa a bater mais forte e nesta prova temos responsabilidades acrescidas, depois do bom resultado em Braga que excedeu todas as nossas expectativas, queremos agora fazer igual, se possível até melhor.

Podemos dizer com alguma segurança que corremos em casa, contamos para isso com o apoio das nossas famílias (já habitual), mas ainda com a presença dos nossos amigos que não tiveram hipótese de se deslocar até Braga para nos ver correr nas primeiras duas provas.

Deixo-vos aqui com uma volta ao Autódromo do Estoril feita pelo Tom Coronel no seu Seat (WTCC) em 2008.


Pedro Matias On sexta-feira, 11 de junho de 2010


 

O Motor Clube do Estoril prepara-se para organizar mais uma jornada competitiva neste fim-de-semana, desta feita o Circuito MCE 1, ronda dedicada às quatro rodas e que contará com a presença de pilotos e máquinas dos Challenge Desafio Único FEUP 1 e FEUP 2, bem como do Historic Racing Series e do Historic Regularity Racing.


No que toca à competição da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a ronda competitiva promovida pelo MCE no Circuito do Estoril representa a terceira do ano, segunda em circuito dado que o início da temporada se fez na Rampa da Falperra, e promete animados despiques pela liderança.


António Camelo / Nuno Migueis lideram a tabela da FEUP 1 depois de uma vitória e um terceiro posto, enquanto José Peixoto / Miguel Pereira seguem em segundo, a 13 pontos da frente e com apenas dois de margem sobre as duplas Filipe Matias / Ricardo Rocha e José Ferreira / Renato Caldeira.


Já na FEUP 2 as diferenças pontuais são mais curtas e a luta pela liderança é feita entre os dez primeiros. António Ferreira / Tiago Martinho lideram com mais dois pontos Jorge Areal / Rui Almeida, enquanto a dupla Nuno Pombo / Pedro Matias somam 80 pontos, menos oito que os líderes.

Pelo meio surgem os nomes de António Pereira / Filipe Carvalho e Marcos Teixeira / Rui Xavier. Margens que deixam antever uma tirada mesmo muito renhida. Em ambos os casos da FEUP, os pilotos têm pela frente três mangas competitivas, sendo que as duas primeiras terão uma duração de 25 minutos cada uma, enquanto a terceira será de uma hora.


Também interessantes prometem ser as disputas dos Históricos. O Historic Regularity Racing, como o nome indica, contará com uma prova de regularidade de uma hora, uma competição onde nem sempre é a rapidez que ganha. Já a Historic Racing Series contará com uma corrida de resistência de 50 minutos.

Programa:

Sábado, 12 de Junho

11h40 – 12h00 Historic Regularity Racing - T LIVRE
12h10 – 12h40 Historic Racing Series - T LIVRE
14h00 – 14h40 Historic Regularity Racing - Prova de Regularidade
15h00 – 16h00 Historic Racing Series - T CRONO
16h15 – 17h05 Historic Racing Series - CORRIDA

Domingo, 13 de Junho

08h50 – 09h20 Challenge Desafio Único FEUP 1 - T LIVRE
09h30 – 10h00 Challenge Desafio Único FEUP 2 - T LIVRE
10h50 – 11h05 Challenge Desafio Único FEUP 1 - T CRONO
11h10 – 11h25 Challenge Desafio Único FEUP 1 - T CRONO
11h35 – 11h50 Challenge Desafio Único FEUP 2 - T CRONO
11h55 – 12h10 Challenge Desafio Único FEUP 2 - T CRONO
13h15 – 13h40 Challenge Desafio Único FEUP 1 - MANGA A
14h00 – 14h25 Challenge Desafio Único FEUP 2 - MANGA A
14h45 – 15h10 Challenge Desafio Único FEUP 1 - MANGA B
15h25 – 15h50 Challenge Desafio Único FEUP 2 - MANGA B
16h10 – 17h10 Challenge Desafio Único FEUP 1 - MANGA C
17h20 – 18h10 Challenge Desafio Único FEUP 2 - MANGA C

Listas de Inscritos:

Challenge Desafio Único FEUP 1
Challenge Desafio Único FEUP 2
Históricos HRR
Históricos HRS

Fonte: Velocidades