Pedro Matias On domingo, 20 de junho de 2010

Pedro Salvador dominou a primeira corrida da Taça de Portugal de GT e Sport-Protótipos no Circuito de Vila Real, mas seria desclassificado no final pelo facto do seu Juno SSE estar abaixo do peso mínimo regulamentar.

O piloto de Chaves deu um 'show' de condução ao superar um maior 'handicap' (tempo de paragem obrigatória nas boxes) do que os seus adversários, mas terminando mesmo assim com mais de um minuto de vantagem sobre o Audi R8 LMS de César Campaniço e João Figueiredo.
 
Pedro Salvador perde vitória em Vila Real devido a peso do 
Juno SSE -
Nas verificações finais a pesagem do Juno revelou 589kg, quando o peso mínimo regulamentar é de 600kg. "Não percebo", referiu Salvador à AutoSport. "O carro foi pesado no final dos primeiros treinos livres e tinha 620kg. Foi novamente pesado no final dos segundos treinos livres e tinha 612kg. Agora no final da corrida, depois de termos colocado mais gasolina para terminar uma corrida de uma hora, tinha 589kg. O colégio de comissários também não conseguiu encontrar uma explicação lógica mas o certo é que a decisão está tomada." Salvador tinha batido inclusive o recorde oficial do circuito durante os treinos (ou seja, com peso regulamentar), baixando-o cerca de 0,3s e colocando-o em 1m51,393s.

A vitória final ficou assim para Campaniço e Figueiredo, que geriram bem a altura de entrada nas boxes e bateram o Porsche 911 GT2 de António Coimbra e o CVO de Luís Martins. O outro Porsche 911, de António Nogueira, ficou no quarto lugar. 

A prova transmontana marcou também a estreia do Ford Transit Trophy, que teve oito carrinhas em pista. A primeira corrida foi dominada por Rui Azevedo, alguém mais habituado aos troços de ralis mas que demonstrou um andamento claramente superior ao da concorrência. João Lopes foi o segundo e Pedro Fins o terceiro, posições iguais à dos treinos cronometrados.

Em pista também esteve uma demonstração de monolugares históricos que preconiza uma possível competição para 2011.

Amanhã, o programa de Vila Real começa às 9h30 com a corrida da Taça de Portugal de Circuitos/PTCC (apenas cinco pilotos).

Fonte: Autosport

Pedro Matias On sábado, 19 de junho de 2010


Numa prova de que gosta particularmente, com um Lancer em condições e já mais habituado à sua condução, Renato Pita venceu este rali que comandou desde o 2º troço até final, estreando a vencer em termos absolutos num rali.
 
Bom desempenho também para Tiago Almeida que rodou quase sempre em segundo lugar, mas como Pita não teve nenhum deslize, Almeida obteve mais um excelente segundo lugar, que o aproxima da liderança no Regional Norte.
 
Ricardo Oliveira regressou aos ralis com um Lancer Evo VI, efectuando uma boa prova em Santo Tirso, melhorando sempre o seu desempenho ao longo do rali à medida que ficava mais habituado à condução deste 4x4.
 
Um azar inicial para Luís Mota, devido a um furo no segundo troço, não permitiu que o piloto do Cartaxo lutasse pelo menos pelo 2º lugar, acabando mesmo assim num bom 4º lugar.
 
Gil Antunes até foi o primeiro líder do rali, após a super-especial, mas um toque nesse troço, deixou o carro um pouco desequilibrado para o resto da prova, mesmo assim Antunes foi 5º classificado, e o primeiro das duas rodas motrizes, mantendo-se ainda na liderança do Regional Norte.
 
Júlio Bastos também esteve bem ao volante do BMW M3, o 6º lugar permite que se mantenha entre os primeiros lugares no Regional Norte.
 
Nas duas posições seguintes terminaram os BMW de Paulo Silva e de Ricardo Costa, cada um deles com boas exibições nesta prova.
 
Armando Oliveira venceu nos Extra, na frente de Júlio Maia e André Pimenta.




DESISTÊNCIAS
- Paulo Gomes



CLASSIFICAÇÃO (todas as classificações)
Renato Pita / Marco Macedo - Mitsubishi Lancer Evo VI
25m05,4s
Tiago Almeida / Ricaredo Matos - Mitsubishi Lancer Evo III
a 23,7s
Ricardo Oliveira / Pedro Alves - Mitsubishi Lancer Evo VI
a 36,9s
Luís Mota / Alexandre Ramos - Mitsubishi Lancer Evo III
a 44,5s
Gil Antunes / Daniel Amaral - Opel Astra GSI
a 1m08,8s
Júlio Bastos / Anibal Pereira - BMW M3
a 1m32,4s
Paulo Silva / Sofia Mouta - Ford Sierra
a 1m42,9s
Ricardo Costa / Manuel Macedo - BMW 320 is
a 1m49,5s

Pedro Matias On sexta-feira, 18 de junho de 2010

Como por vezes uma imagem vale mais do que mil palavras, deixo-vos com alguns dos melhores momentos fotográficos da prova do Estoril.

FEUP 1 - Fiat Uno 45


FEUP 2 - Fiat Punto 85


Fotos: Telmo Gil e Hugo Tiago

Pedro Matias On quinta-feira, 17 de junho de 2010

 Já não vejo a hora de andar a fazer ralis numa coisa destas...



Pedro Matias On

Regularidade e Concentração Turística acompanham Campeonato de Portugal


Já começou a contagem decrescente para a 10ª edição do Rali de Vila Verde, prova que volta a ser pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis 2L/2RM, na estrada nos dias 26 e 27 de Junho, com organização do Clube Automóvel do Minho.
À semelhança do ano passado, para além dos interessados na prova nacional, vão disputar a prova pilotos que desejem correr como extra-campeonato, isto para além da novidade que é ter uma lugar uma prova de Regularidade Histórica e ainda uma Concentração Turística.

Em termos de Campeonato de Portugal de Ralis 2L/2RM, o CAM não mexeu no esquema e estrutura da prova que tão bons resultados tem dado. Assim, no dia 26 de Junho, já vão ter lugar sete Provas Especiais, entre as quais a que vai terminar o dia, ou seja, a Super-Especial de Vila Verde. Antes, os concorrentes terão passagens duplas pelos troços de Fojo, Duas Igrejas e Vade. No dia seguinte, mais seis troços para ficar completa a jornada, ou seja, também passagens duplas pelas especiais de Stª Ana/Mixões, Valdreu e Valbom. Os concorrentes da prova extra apenas têm uma passagem pelas classificativas em ambos os dias. Ao todo, a prova tem 205,12 quilómetros, com 109,09 a serem cronometrados.

As inscrições já estão abertas e encerram no dia 17 de Junho.

No que diz respeito à regularidade histórica, os concorrentes serão divididos em oito categorias e quatro classes. Dentro destas ainda existem mais três por cilindrada. O percurso conta 59,07 quilómetros, divididos em três provas de regularidade. Já na Concentração Turística, o objectivo é de reunir turistas sem carácter competitivo. O percurso é igual ao da regularidade e os concorrentes são divididos em sete classes.

Mapa das Classificativas
Horário da Prova CPR2
Horário da Prova Extra

Pedro Matias On terça-feira, 15 de junho de 2010


Na Manga B o Nuno Pombo partiu do oitavo lugar da grelha, mas após um excelente arranque, acabou por conseguir chegar ao final da primeira volta na quinta posição, numa manga sem muitas trocas de posição nos lugares da frente, o Nuno conseguiu manter-se na mesma posição até à última volta, em que acabou por ceder à pressão e no final teve que se contentar com o sexto lugar.

Segue o vídeo das primeiras duas voltas da Manga B com o Nuno Pombo ao volante:


Com os resultados das mangas A e B a servirem para fazer o cálculo da posição na grelha de partida para a manga C, conseguimos largar do 4º posto.

Desta vez foi o Nuno que fez a primeira parte da manga C, não partimos bem e perdemos algumas posições, quando trocamos ao fim de oito voltas, estávamos em sexto lugar, a 19 segundos do primeiro, entrei para o Punto com o objectivo de conseguir subir o maior numero de lugares possível. 

Consegui imprimir um bom ritmo de corrida, com várias voltas rápidas que  nos permitiram chegar a ser terceiros, depois seguiu-se uma luta renhida com o Filipe Matias  que estava em quarto, com várias trocas de posições, no final o Filipe acabou por levar a melhor e ficamos no quarto lugar a apenas de 4 segundos do primeiro.


Segue o vídeo com o resumo da Manga C


Os resultados da 3 mangas combinados atribuíram-nos o quarto lugar absoluto, que nos permitiu somar mais 43 pontos no campeonato.

Feitas as contas, a prova do Estoril resultou numa excelente operação para nós, colocando-nos agora no terceiro lugar do campeonato a 3 pontos do segundo lugar e a apenas 5 do primeiro classificado, resultados estes que estão a superar todas as nossas expectativas iniciais.

Gostava de agradecer aos nosso Patrocinadores pelo apoio que nos têm dado desde o inicio deste projecto e ao nosso preparador Integra Support por mais um fim de semana em que o Fiat Punto esteve sempre ao melhor nível.
A próxima prova será no Autódromo Internacional do Algarve em Portimão no dia 25 de Julho (data provisória).

Seguem os links com os resultados das várias sessões desta prova:


Segue o quadro com a classificação (provisória) da FEUP 2 após a prova do Estoril














NOMES TOTAL 1 2 3
1 SERODIO BORGES 128 47 31 50
1 PEDRO SALVADOR 128 47 31 50
33 ANTÓNIO FERREIRA 126 41 47 38
33 TIAGO MARTINHO 126 41 47 38
25 NUNO POMBO 123 35 45 43
25 PEDRO MATIAS 123 35 45 43
4 JORGE AREAL 121 45 41 35
4 RUI ALMEIDA 121 45 41 35
2 FILIPE MATIAS 117 50 22 45
2 RICARDO ROCHA 117 50 22 45

Pedro Matias On


Decorreu no Domingo a terceira ronda do Challenge Desafio Único que teve lugar no Autódromo do Estoril.

O Estoril é um circuito muito diferente do Vasco Sameiro, a pista é bastante mais rápida e larga permitindo assim diferenças de trajectórias, que facilmente custam muitos segundos nas contas do cronómetro, outra das características deste autódromo é ter uma recta com quase um quilometro, que de Punto parece que nunca mais acaba!

Na primeira sessão de treinos livres, ficou a confirmação de que estávamos a rodar a um bom ritmo e claramente inseridos no grupo da frente, mesmo assim faltava retirar alguns segundos aos tempos para conseguirmos um lugar nas primeiras linhas.


Quando se iniciou a qualificação fui com "ganas" à procura do tempo canhão de que precisava. E consegui! Na 2ª tentativa consegui o 4º tempo da grelha, sendo mesmo o carro mais rápido dos que tinham lastro em pista. O Nuno conseguiu um tempo mais modesto mas ainda assim inserido no Top 10 da Manga B, acusando a falta de conhecimento da pista.

Fica aqui o vídeo da minha volta de qualificação:


A Manga A iniciou-se com uma partida rolante na qual fiz questão de fazer trampa da grossa novamente (está descoberto o meu calcanhar de Aquiles), depois de partir de 4º cheguei à travagem para a primeira curva em 8º, safei-me bem e na travagem para a curva 3 já era terceiro novamente, a coisa não podia ter começado melhor ou podia ??

Vejam o vídeo das primeiras duas voltas que me parece esclarecedor:


Pois é a meio da segunda volta já era primeiro, mas mais uma vez houve alguém que achou que bom é não travar no final da recta da meta, e acertou em cheio no meu para-choques, caí para o 5º posto. Até final da manga houve uma luta intensa, com algumas trocas de lugares e quando vi a bandeirada final tive que me contentar com o 4º lugar, que devo confessar soube a pouco.

Segue o vídeo da "mocada" que me fez cair de 1º para 5º e fez cair por terra o sonho da primeira vitória:



Amanhã tentarei acabar de vos contar a história desta prova.