Pedro Matias On quarta-feira, 4 de agosto de 2010


As restantes três provas do Troféu Challenge Desafio Único já estão definidas, assim sendo Puntos e Unos vão-se deslocar à Rampa da Penha (Guimarães) nos dias 24 e 25 de Setembro,  depois em Outubro iremos pela segunda vez ao Circuito Vasco Sameiro (Braga) nos dias 30 e 31 de Outubro, sendo que a derradeira prova será na visita ao Autódromo Internacional do Algarve (Portimão) nos dias 20 e 21 de Novembro.

Pedro Matias On

Foi com enorme satisfação que ontem vi no Italiaspeed uma foto espia daquilo que poderá vir a ser o novo Lancia Stratos!


Estas foto tiradas na pista de Balocco, mostram um Stratos muito fiel ao projecto original do inicio dos anos 70, com a introdução de novas tecnologias ao nível dos faróis.

Para quem como eu gostaria de poder conduzir um verdadeiro mito, ficará à espera que o novo Stratos seja tão entusiasmante com o primeiro e que a tecnologia que hoje é infinitamente mais avançada possa fazer deste Stratos o melhor de sempre!


Deixo-vos com a foto do Lancia Stratos HF (grupo 4), foram construídas 492 unidades entre 1972-1973 e o Stratos equipava o motor do Ferrari Dino 2.4 V6 que originalmente debitava 190cv, tendo a versão de competição chegado aos 280cv na versão aspirada (grupo 4) e 560cv com um turbo KKK (grupo 5).


O Lancia Stratos que marcou uma nova era nos ralis ao ser o primeiro carro projectado para a competição, ganhou os campeonatos mundiais de 1974 a 1976 com o piloto Sandro Munari.

Por último uma foto do protótipo inicial (Stratos Zero - 1970) desenhado por Bertone.

Pedro Matias On terça-feira, 3 de agosto de 2010

A Integra Support começou a trabalhar no meu 500 há relativamente pouco tempo, em vez de me alongar muito em explicações deixo-vos algumas imagens do meu carro que era novo, aconselho as pessoas mais sensíveis a não verem as mesmas porque podem ser consideradas chocantes (só não são para mim porque de alguma forma consigo imaginar o produto final)...


Vou continuar a aguardar por novos desenvolvimentos em relação ao meu escorpião e vou-vos mantendo informados.

Pedro Matias On quarta-feira, 21 de julho de 2010


As corridas têm destas coisas, num dia pensamos que vamos ter prova, no dia a seguir já não temos...

Em relação aos treinos às vezes as coisas também são assim! 

Após a prova do Estoril o nosso Punto foi sujeito a uma exaustiva verificação, batemos o record com 24 componentes a serem selados pela organização do Desafio. Esta verificação obrigou a que o nosso maquinão fosse desmontado quase na sua totalidade. De sublinhar que o Punto passou com distinção, cumprindo na integra os regulamentos da competição, ao contrário do que muita gente parecia suspeitar.

Após a montagem da viatura tivemos alguns problemas técnicos e assim o nosso team manager achou por bem não nos deslocarmos a Portimão para participar no treino agendado para domingo.

A única vez que tivemos stress com o Punto furioso, foi no primeiro teste que fizemos em Braga... e é bom que assim continue!

Decidimos assim dar umas ferias prolongadas ao Punto e esperar pela data definitiva para a realização da próxima prova!

Ficarei assim com a comichão que já estava instalada e irei ter de encontrar outra oportunidade para experimentar a pista de Portimão e matar o bicho das corridas!

O que tem que ser tem muita força e acho que Portimão não tinha que ser... pelo menos este ano!

Pedro Matias On segunda-feira, 19 de julho de 2010

Descobri há relativamente pouco tempo dois jogos online de corridas, que apesar de parecerem simples têm alguma mão de obra e ajudam a descobrir um bocadinho melhor as muitas variáveis da competição automóvel.

Se gostam de gráficos brutais, sonoridades iguais aos carros de competição ou de fingirem ser o Schumacher ou o Loeb aos comandos das suas máquinas, esqueçam que estes jogos têm muito pouco disso, o vosso papel é muito mais de team manager do que propriamente de piloto... e que frustrante que pode ser o trabalho de um team manager!

 (clique na imagem)

É um jogo de velocidade em circuito, em modo de texto, em que a cada 24 horas o jogo avança dos treinos livres para qualificação, de seguida tens o warm up e depois o culminar de todo o trabalho na corrida. Podem encontrar um bocadinho de tudo desde F1, BTCC, GT's, Clássicos, A1GP, GP2, DTM, Formula 3 entre muitos outros campeonatos.
Consegue o melhor set-up e luta pela pole, trabalha em equipa, define a estratégia de corrida, o numero de paragens nas boxes e o tipo de utilização que vais dar aos pneus. Quase tudo o que tens que pensar para preparar uma corrida foi contemplado e aviso já que pode ser altamente viciante.

(clique na imagem)

É dentro da mesma linha do BATracer mas de ralis, o progresso do jogo é mais lento e acaba por ser menos dinâmico e viciante. O jogo avança conforme o nosso calendário e os ralis são quase semanais. Tens que contratar piloto e navegador, comprar carros e melhora-los, afinar o carro consoante o piso e definir o ritmo do piloto.
Não tão viciante e completo como o seu irmão de velocidade mas ainda assim, um jogo engraçado para os amantes de ralis.

Espero que gostem e que se divirtam tanto como eu, cliquem nas imagens e experimentem porque ainda por cima são grátis!

Pedro Matias On


Antes de mais queria pedir desculpas pelo facto de não postar há algum tempo, mas estive de ferias!

No próximo domingo dia 25 de Julho, seria dia de prova no Autódromo Internacional do Algarve em Portimão, porque a data já estava reservada pela direcção do autódromo para a realização da dita, decidiram propor aos participantes do Desafio a participação num track-day que irá decorrer no domingo.

Esta coisa de mais de um mês sem corridas já começava a fazer-me alergias, por isso no domingo vou-me vingar e exorcizar algum stress acumulado!

Prometo depois uma descrição sobre o dia de treinos e a minha opinião sobre a pista, desde já posso adiantar que estou muito ansioso!