Pedro Matias On quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

É com prazer que vos apresento o projecto do Abarth 500 R3T com que o Team Berner Ficacém irá participar no Campeonato Open de Ralis 2011.


A viatura será conduzida por mim e terei como navegador o experiente Nuno Rodrigues da Silva.


 Esperamos estar presentes já no Rali de Montelongo, no próximo dia 15 de Janeiro.

Pedro Matias On domingo, 21 de novembro de 2010


 Pior era impossível!

O nosso Punto padece de um problema não identificável...

Durante todo o fim de semana nunca conseguimos ter o carro em condições, a equipa tentou de tudo, abriu o motor, trocou a injecção, vários sensores, fios de velas, bomba de gasolina, até a uma sucata em Faro fomos desencantar um motor para o que desse e viesse! Nada feito, a frio o coração do Punto parecia normal e depois a cada volta que fazíamos o motor ia perdendo rendimento.... 

A Integra Support vai passar o nosso bólide a pente fino até descobrir de que mal padece. Tudo aponta para que seja um problema relacionado com a parte eléctrica do carro, provavelmente consequência da prova de Braga.

Enfim todas as nossas expectativas relativamente a esta prova saíram furadas e a desilusão óbvia que este resultado acarreta (desistência nas mangas A e B e não participação na manga C), só é compensada porque sabemos que tanto os pilotos como a equipa fizeram das tripas coração para que tudo corresse bem!

Só não acontece a quem não anda lá!

Parabéns ao Serôdio Borges pela conquista do campeonato deste ano, foi um justo vencedor!

A nós resta-nos esperar pela classificação definitiva e ver se não saímos do Top 10!

Iremos participar na prova de 4 horas de resistência em Braga pela segunda vez e tentar voltar aos resultados positivos.

Pedro Matias On sábado, 20 de novembro de 2010


É já no domingo a última prova do Desafio Único de 2010, nestas coisas costuma-se dizer que o que é bom acaba depressa.

Com cinco equipas a poderem lutar pela vitória na FEUP 2 e três equipas na luta pelo lugar mais alto do pódio na FEUP 1, fica assim demonstrado pelo Desafio Único a sua competitividade e que o seu formato é perfeitamente adequado às necessidades da velocidade em Portugal.

Em Portimão vão marcar presença 24 Fiat Uno e 30 Fiat Punto dando um total de 108 pilotos em prova, números impressionantes para uma competição que com poucos apoios tem contado e quase sem cobertura dos OCS ao longo de 2010.


Para o Team Berner Ficacém, esta foi a época de estreia no desporto automóvel e penso que melhor seria difícil. Estamos a uma prova do final no 6º lugar do campeonato, podendo ainda aspirar a um lugar no Top 5 final, que tanto para mim como para o Nuno tem sabor de vitória, apesar dos resultados da Falperra e da Penha terem comprometido a nossa luta pelos primeiros lugares.

No inicio da época tínhamos como objectivo ficar no Top 10 final, neste momento penso que o Top 5 está mais ao nosso alcance.

A nossa classificação é o resultado do trabalho fantástico de toda uma equipa que nos fez sentir em casa desde o primeiro minuto, que nos proporcionou um carro fantástico durante toda a época e que nos deu alento quando os resultados não apareceram. Até hoje nunca tinha conhecido ninguém que vivesse tanto os resultados como o nosso Team Manager e que gostasse tanto de vitórias como eu. Obrigado Integra Support, Team Manager e Fontenay!

Ficou a faltar uma vitória como prémio máximo da nossa participação este ano, que apesar de ser difícil penso que já esteve muito perto.

É com esse objectivo em mente que iremos participar nesta última prova.

Pedro Matias On segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Decorreu no Domingo a 5ª prova do Desafio Único no Circuito Vasco Sameiro em Braga, chuva com fartura, condições muito difíceis durante todo o dia.

A nossa expectativa era de tentar voltar aos bons resultados, se possível igualar o resultado que obtivemos em Braga na segunda prova da época.

Os treinos livres correram de feição e a afinação do Punto mostrava-se eficaz, mesmo quando chovia mais, conseguimos imprimir um bom ritmo e conseguimos o segundo melhor tempo nos treinos livres.

O vídeo seguinte mostra um pouco as dificuldades que sentimos durante este fim de semana.


Na qualificação o Nuno fez o 5º tempo com 1:56,341 numa manga que se revelou mais rápida do que a segunda, por causa dos pneus serem novos e das condições da pista. Na segunda manga de qualificação consegui a pole, com um tempo de 1:56,402 que me dava o 1º lugar na grelha de partida para a Manga B.

Na primeira manga de prova o Nuno partindo da 5ª posição acabou por perder algumas posições no arranque, tendo caído para o 9º lugar, mas após uma recuperação consistente conseguiu acabar no 5º lugar.

Na segunda manga partia da primeira fila da grelha e apesar de ter feito uma partida excelente, um excesso na travagem da primeira curva, fez-me sair de pista e testar os dotes de todo o terreno do Fiat Punto. 

Caí para o 6º lugar e tive que fazer uma prova de trás para a frente, fui subindo posições até ao 2º lugar final.

Soube a pouco este segundo lugar porque aquele erro acabou por me afastar daquela que seria a minha primeira vitória numa manga, já que fui quase sempre o piloto mais rápido em pista, conseguindo também a volta mais rápida.

Segue o vídeo com o resumo da manga B.


Na última manga, conseguimos um excelente 4º lugar final, mesmo com problemas eléctricos no Punto, que falhava na parabólica e por vezes na recta da meta, consequencia de um toque no decorrer da prova.

De referir que apesar das condições da pista e ao contrario do que costuma acontecer nas provas do Desafio Único o comportamento em pista de todos os pilotos foi muito correcto, tendo assim contribuído também para um reduzido numero de desistências.

Nos links em baixo conseguem encontrar as classificações da FEUP 2 da prova de Braga:

Treinos Livres
1º Treino Cronometrado
2º Treino Cronometrado
Manga A
Manga B
Manga C

A última prova do campeonato vai decorrer em Portimão no fim de semana de 20 e 21 de Novembro.

Gostava de agradecer a toda a equipa pelo excelente trabalho que conseguiram fazer no Punto e aos meus patrocinadores pelo apoio que têm dado durante esta época.