Pedro Matias
On segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
Etiquetas:
2011,
Campeonato Open de Ralis,
Fiat 500 Abarth,
Integra Support,
Nuno Rodrigues da Silva,
Pedro Matias,
Rali de Montelongo,
Team Berner Ficacém
Pedro Matias
On quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
É com prazer que vos apresento o projecto do Abarth 500 R3T com que o Team Berner Ficacém irá participar no Campeonato Open de Ralis 2011.
A viatura será conduzida por mim e terei como navegador o experiente Nuno Rodrigues da Silva.
Esperamos estar presentes já no Rali de Montelongo, no próximo dia 15 de Janeiro.
Etiquetas:
2011,
Abarth 500 R3T,
Campeonato Open de Ralis,
Nuno Rodrigues da Silva,
Pedro Matias,
Team Berner Ficacém
Pedro Matias
On domingo, 19 de dezembro de 2010
Etiquetas:
Abarth 500,
Campeonato Open de Ralis,
Integra Support,
Pedro Matias,
R3T
Pedro Matias
On quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Etiquetas:
Abarth,
Abarth 500,
Integra Support,
Pedro Matias,
Rali,
Rally,
Rallye
Pedro Matias
On domingo, 21 de novembro de 2010
O nosso Punto padece de um problema não identificável...
Durante todo o fim de semana nunca conseguimos ter o carro em condições, a equipa tentou de tudo, abriu o motor, trocou a injecção, vários sensores, fios de velas, bomba de gasolina, até a uma sucata em Faro fomos desencantar um motor para o que desse e viesse! Nada feito, a frio o coração do Punto parecia normal e depois a cada volta que fazíamos o motor ia perdendo rendimento....
A Integra Support vai passar o nosso bólide a pente fino até descobrir de que mal padece. Tudo aponta para que seja um problema relacionado com a parte eléctrica do carro, provavelmente consequência da prova de Braga.
Enfim todas as nossas expectativas relativamente a esta prova saíram furadas e a desilusão óbvia que este resultado acarreta (desistência nas mangas A e B e não participação na manga C), só é compensada porque sabemos que tanto os pilotos como a equipa fizeram das tripas coração para que tudo corresse bem!
Só não acontece a quem não anda lá!
Parabéns ao Serôdio Borges pela conquista do campeonato deste ano, foi um justo vencedor!
A nós resta-nos esperar pela classificação definitiva e ver se não saímos do Top 10!
Etiquetas:
2010,
Autódromo de Portimão,
Desafio Único,
FEUP 2,
Integra Support,
Team Berner Ficacém
Pedro Matias
On sábado, 20 de novembro de 2010
É já no domingo a última prova do Desafio Único de 2010, nestas coisas costuma-se dizer que o que é bom acaba depressa.
Com cinco equipas a poderem lutar pela vitória na FEUP 2 e três equipas na luta pelo lugar mais alto do pódio na FEUP 1, fica assim demonstrado pelo Desafio Único a sua competitividade e que o seu formato é perfeitamente adequado às necessidades da velocidade em Portugal.
Em Portimão vão marcar presença 24 Fiat Uno e 30 Fiat Punto dando um total de 108 pilotos em prova, números impressionantes para uma competição que com poucos apoios tem contado e quase sem cobertura dos OCS ao longo de 2010.
Para o Team Berner Ficacém, esta foi a época de estreia no desporto automóvel e penso que melhor seria difícil. Estamos a uma prova do final no 6º lugar do campeonato, podendo ainda aspirar a um lugar no Top 5 final, que tanto para mim como para o Nuno tem sabor de vitória, apesar dos resultados da Falperra e da Penha terem comprometido a nossa luta pelos primeiros lugares.
No inicio da época tínhamos como objectivo ficar no Top 10 final, neste momento penso que o Top 5 está mais ao nosso alcance.
A nossa classificação é o resultado do trabalho fantástico de toda uma equipa que nos fez sentir em casa desde o primeiro minuto, que nos proporcionou um carro fantástico durante toda a época e que nos deu alento quando os resultados não apareceram. Até hoje nunca tinha conhecido ninguém que vivesse tanto os resultados como o nosso Team Manager e que gostasse tanto de vitórias como eu. Obrigado Integra Support, Team Manager e Fontenay!
Ficou a faltar uma vitória como prémio máximo da nossa participação este ano, que apesar de ser difícil penso que já esteve muito perto.
É com esse objectivo em mente que iremos participar nesta última prova.
Etiquetas:
2010,
Autódromo de Portimão,
Desafio Único,
FEUP 1,
FEUP 2,
Integra Support,
Lista de Inscritos,
Pedro Matias,
Portimão,
Team Berner Ficacém
Pedro Matias
On segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Decorreu no Domingo a 5ª prova do Desafio Único no Circuito Vasco Sameiro em Braga, chuva com fartura, condições muito difíceis durante todo o dia.
A nossa expectativa era de tentar voltar aos bons resultados, se possível igualar o resultado que obtivemos em Braga na segunda prova da época.
Os treinos livres correram de feição e a afinação do Punto mostrava-se eficaz, mesmo quando chovia mais, conseguimos imprimir um bom ritmo e conseguimos o segundo melhor tempo nos treinos livres.
O vídeo seguinte mostra um pouco as dificuldades que sentimos durante este fim de semana.
Na qualificação o Nuno fez o 5º tempo com 1:56,341 numa manga que se revelou mais rápida do que a segunda, por causa dos pneus serem novos e das condições da pista. Na segunda manga de qualificação consegui a pole, com um tempo de 1:56,402 que me dava o 1º lugar na grelha de partida para a Manga B.
Na primeira manga de prova o Nuno partindo da 5ª posição acabou por perder algumas posições no arranque, tendo caído para o 9º lugar, mas após uma recuperação consistente conseguiu acabar no 5º lugar.
Na segunda manga partia da primeira fila da grelha e apesar de ter feito uma partida excelente, um excesso na travagem da primeira curva, fez-me sair de pista e testar os dotes de todo o terreno do Fiat Punto.
Caí para o 6º lugar e tive que fazer uma prova de trás para a frente, fui subindo posições até ao 2º lugar final.
Soube a pouco este segundo lugar porque aquele erro acabou por me afastar daquela que seria a minha primeira vitória numa manga, já que fui quase sempre o piloto mais rápido em pista, conseguindo também a volta mais rápida.
Segue o vídeo com o resumo da manga B.
Na última manga, conseguimos um excelente 4º lugar final, mesmo com problemas eléctricos no Punto, que falhava na parabólica e por vezes na recta da meta, consequencia de um toque no decorrer da prova.
De referir que apesar das condições da pista e ao contrario do que costuma acontecer nas provas do Desafio Único o comportamento em pista de todos os pilotos foi muito correcto, tendo assim contribuído também para um reduzido numero de desistências.
Nos links em baixo conseguem encontrar as classificações da FEUP 2 da prova de Braga:
Treinos Livres
De referir que apesar das condições da pista e ao contrario do que costuma acontecer nas provas do Desafio Único o comportamento em pista de todos os pilotos foi muito correcto, tendo assim contribuído também para um reduzido numero de desistências.
Nos links em baixo conseguem encontrar as classificações da FEUP 2 da prova de Braga:
Treinos Livres
1º Treino Cronometrado
2º Treino Cronometrado
Manga A
Manga B
Manga C
A última prova do campeonato vai decorrer em Portimão no fim de semana de 20 e 21 de Novembro.
Gostava de agradecer a toda a equipa pelo excelente trabalho que conseguiram fazer no Punto e aos meus patrocinadores pelo apoio que têm dado durante esta época.
2º Treino Cronometrado
Manga A
Manga B
Manga C
A última prova do campeonato vai decorrer em Portimão no fim de semana de 20 e 21 de Novembro.
Gostava de agradecer a toda a equipa pelo excelente trabalho que conseguiram fazer no Punto e aos meus patrocinadores pelo apoio que têm dado durante esta época.
Etiquetas:
2010,
Circuito Vasco Sameiro,
Classificação,
Classificações,
Desafio Único,
Integra Support,
Nuno Pombo,
Pedro Matias,
Team Berner Ficacém
Pedro Matias
On quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Depois de no fim de semana passado ter andado em Portimão a conhecer os cantos à casa, neste fim de semana vamos até Braga para quinta prova do Challenge Desafio Único e a segunda prova a decorrer no Circuito Vasco Sameiro.
A expectativa é elevada e a necessidade de um bom resultado também, para podermos por para trás o resultado menos conseguido na Penha.
Alguns dos factores que vão influenciar esta prova serão a chuva e vento forte que se vão fazer sentir durante todo o fim de semana.
Para mim o circuito de Braga tem um encanto especial, porque foi o primeiro circuito em que competi, aliás as condições que encontrei nessa prova, foram em tudo semelhantes às que iremos ter durante este fim de semana.
A ver vamos se teremos motivos para voltar a sorrir no final do fim de semana.
Etiquetas:
2010,
Desafio Único,
FEUP 2,
Pedro Matias,
Team Berner Ficacém
Pedro Matias
On terça-feira, 19 de outubro de 2010
Sugiro que dêem uma espreitadela ao TurnFast.com, contem vários artigos interessantes sobre as diferentes técnicas de condução a dominar para quem quer utilizar a sua viatura próximo dos limites, tentando também maximizar a segurança na utilização da mesma.
Algumas destas técnicas só devem ser experimentadas em pista, ou em outros locais fechados ao transito, no entanto existem outras que podem adaptar à vossa condução diária.
Espero que gostem.
Etiquetas:
Competição,
Técnicas de Condução,
TurnFast.com
Pedro Matias
On quinta-feira, 7 de outubro de 2010
Apesar da cobertura fotográfica do Team Berner Ficacém ser feita pelo Telmo Gil, o Pantic teve a amabilidade de me enviar duas fotos que ele tirou do nosso carro na Rampa da Penha
Eu bem esperava que a nossa rampa corresse tão bem como as tuas fotos, mas afinal de contas as fotos saíram bem melhores!
Etiquetas:
Desafio Único,
Fotos,
Pantic,
Rampa da Penha,
Team Berner Ficacém
Pedro Matias
On terça-feira, 28 de setembro de 2010
Algum dia havia de nos correr mal... felizmente esse dia já passou!
Esta frase define bastante bem o que se passou na Rampa da Penha, no passado fim de semana para o Team Berner Ficacém.
O facto desta ter sido a nossa primeira participação na Penha e a falta de conhecimento do traçado foram factores determinantes no resultado final, um modesto 16º lugar, bem aquém das nossas expectativas iniciais, quer eram de tentar melhorar o nosso pior resultado até ao momento um 10º lugar.
No sábado os treinos não correram da melhor forma e nunca conseguimos andar ao ritmo dos pilotos da frente, com diferenças significativas para os melhores, pensámos que conseguiríamos no domingo melhorar e encurtar a distância para o grupo da frente, onde nos temos inserido em todas as provas em circuito.
No domingo os tempos voltaram a descer tendo caído cerca de 3 segundos, comparando com a prova do ano de 2009, facto esse que aumentou a nossa ansiedade e contribui fortemente para que na minha última subida de prova, em que precisava de 1m57s para conseguirmos atingir o objectivo de um lugar no top 10, tivesse um acidente que assim deitou por terra todas as nossas hipóteses.
Assim sendo resta-nos deitar fora este resultado, pensar de forma positiva na próxima prova, esperar que tudo regresse à normalidade, que para nós é ter um lugar no top 5 e assim continuar a pensar em atingir um bom resultado no final do campeonato.
Os meus parabéns ao Tozé Ferreira e ao Tiago Martinho que tiveram um fim de semana fantástico e conseguiram uma vitória merecida, mas suada de 27 milésimas sobre a dupla de Pedro Salvador e Serôdio Borges.
O campeonato vai agora para a penúltima prova que será disputada em Braga, no Circuito Vasco Sameiro e onde esperamos poder voltar a sorrir.
Etiquetas:
2010,
Desafio Único,
Fiat Punto,
Pedro Matias,
Rampa da Penha,
Team Berner Ficacém
Pedro Matias
On domingo, 26 de setembro de 2010
Apesar de não serem bem online, no final de cada sessão podem encontrar os tempos nos seguintes links:
Etiquetas:
2010,
Campeonato de Portugal de Montanha,
Classificação Final,
Desafio Único,
FEUP 1,
FEUP 2,
Pedro Matias,
Rampa da Penha,
Subida de Prova,
Team Berner Ficacém,
Tempos Online,
Treinos
Pedro Matias
On sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Foto: Ernesto Neves Vencedor da Rampa da Penha 1972 - Lotus 62 - Colecção J.M. Freitas
Já estão disponíveis as listas de inscritos para a Rampa da Penha nas diferentes categorias.
De salientar que o Challenge Desafio Único consegue reunir mais de 50 viaturas e de 100 pilotos para a 4ª prova do campeonato.
Deixo-vos com alguns detalhes sobre a Rampa da Penha:
Localização: Nacional 101-2, com ínicio 0,87 após KM 3,00 e final km 6,60 antes do Largo da Penha
Organização Desportiva: FCP Desportos Motorizados
Características: distância total de 2,85 km, inclinação média de 6,7 % e a
diferença de nível entre a partida e a chegada de 179 metros.
Localização: nas proximidades da Irmandade Na Sra. Da Penha
Penha Costa, 4810-038 Guimarães
Organização Desportiva: FCP Desportos Motorizados
Características: distância total de 2,85 km, inclinação média de 6,7 % e a
diferença de nível entre a partida e a chegada de 179 metros.
Localização: nas proximidades da Irmandade Na Sra. Da Penha
Penha Costa, 4810-038 Guimarães
Etiquetas:
2010,
Campeonato de Portugal de Montanha,
Desafio Único,
FEUP 1,
FEUP 2,
Lista de Inscritos,
Pedro Matias,
Rampa da Penha
Pedro Matias
On terça-feira, 21 de setembro de 2010
No próximo fim de semana a caravana do Desafio Único ruma até Guimarães para participar na Rampa da Penha.
No Team Berner Ficacém estamos motivados para conseguir melhorar a nossa pior classificação até ao momento que foi o 10º lugar da Rampa da Falperra.
Sabemos que as provas em rampa são as que nos trazem mais dificuldades, mas vamos dar o nosso melhor para conseguir conquistar um lugar entre os primeiros.
Sabemos que as provas em rampa são as que nos trazem mais dificuldades, mas vamos dar o nosso melhor para conseguir conquistar um lugar entre os primeiros.
Esperemos que o Punto esteja ao nível a que nos tem habituado e que possamos sair de Guimarães com a motivação em alta.
Segue o programa das festas:
25.09.2010 | Entrada das viaturas em Parque de Pré – Partida | ||
13.30 | TODAS AS CATEGORIAS (Incluindo Challenge Desafio Único) | Junto á entrada do Parque de Campismo | |
13.30 | Fecho da Pista | ||
14.00 | Inicio dos Treinos Oficiais (Todas as Categorias Incluindo Challenge Desafio Único) | ||
16.30 | INICIO DA 1ª SUBIDA DE PROVA | ||
26.10.2010 | Entrada das viaturas em Parque de Pré – Partida | ||
08.30 | TODAS AS CATEGORIAS | Junto á entrada do Parque de Campismo | |
09.00 | Fecho da Pista | ||
10.00 | SUBIDA DE TREINOS LIVRES | ||
11.00 | INÍCIO DAS SUBIDAS DE PROVA | ||
Após o final das Subidas de Prova | Verificações Técnicas Finais | Garagem da Irmandade Nª Sra. da Penha | |
20`após final da 3º Subida de Prova | Pódio e Conferência de Imprensa | ||
45 minutos após o final das subidas de Prova | Afixação das Classificações Oficiais | Quadro Oficial | |
60 minutos após afixação das Classificações Oficiais | Distribuição de Prémios | Loja da Irmandade Nª Sra. da Penha |
Etiquetas:
2010,
Desafio Único,
Fiat Punto,
Integra Support,
Pedro Matias,
Rampa da Penha,
Team Berner Ficacém
Pedro Matias
On
Etiquetas:
Abarth 500,
Campeonato Open de Ralis,
Integra Support,
Motorhome
Pedro Matias
On segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Pedro Matias
On quarta-feira, 4 de agosto de 2010
As restantes três provas do Troféu Challenge Desafio Único já estão definidas, assim sendo Puntos e Unos vão-se deslocar à Rampa da Penha (Guimarães) nos dias 24 e 25 de Setembro, depois em Outubro iremos pela segunda vez ao Circuito Vasco Sameiro (Braga) nos dias 30 e 31 de Outubro, sendo que a derradeira prova será na visita ao Autódromo Internacional do Algarve (Portimão) nos dias 20 e 21 de Novembro.
Etiquetas:
2010,
Desafio Único,
Team Berner Ficacém
Pedro Matias
On
Foi com enorme satisfação que ontem vi no Italiaspeed uma foto espia daquilo que poderá vir a ser o novo Lancia Stratos!
Estas foto tiradas na pista de Balocco, mostram um Stratos muito fiel ao projecto original do inicio dos anos 70, com a introdução de novas tecnologias ao nível dos faróis.
Para quem como eu gostaria de poder conduzir um verdadeiro mito, ficará à espera que o novo Stratos seja tão entusiasmante com o primeiro e que a tecnologia que hoje é infinitamente mais avançada possa fazer deste Stratos o melhor de sempre!
Deixo-vos com a foto do Lancia Stratos HF (grupo 4), foram construídas 492 unidades entre 1972-1973 e o Stratos equipava o motor do Ferrari Dino 2.4 V6 que originalmente debitava 190cv, tendo a versão de competição chegado aos 280cv na versão aspirada (grupo 4) e 560cv com um turbo KKK (grupo 5).
O Lancia Stratos que marcou uma nova era nos ralis ao ser o primeiro carro projectado para a competição, ganhou os campeonatos mundiais de 1974 a 1976 com o piloto Sandro Munari.
Por último uma foto do protótipo inicial (Stratos Zero - 1970) desenhado por Bertone.
Pedro Matias
On terça-feira, 3 de agosto de 2010
A Integra Support começou a trabalhar no meu 500 há relativamente pouco tempo, em vez de me alongar muito em explicações deixo-vos algumas imagens do meu carro que era novo, aconselho as pessoas mais sensíveis a não verem as mesmas porque podem ser consideradas chocantes (só não são para mim porque de alguma forma consigo imaginar o produto final)...
Vou continuar a aguardar por novos desenvolvimentos em relação ao meu escorpião e vou-vos mantendo informados.
Etiquetas:
Abarth 500,
Campeonato Open de Ralis,
Integra Support
Subscrever:
Mensagens (Atom)

























