Pedro Matias On terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Depois de muitos meses de espera o Fiat 500 Abarth R3T ficou finalmente pronto e assim no dia 13 de Janeiro pude fazer os primeiros quilómetros no carro que espero que me venha a proporcionar muitos momentos de puro divertimento, os primeiros quilómetros foram feitos na via rápida junto à Zona Industrial de Santo Tirso perto das instalações da Integra Support.


As primeiras impressões foram boas, sendo que o que me causou mais confusão foi a embraiagem que é radicalmente diferente de todos os carro que tinha conduzido até então... Devo ter deixado o carro ir a baixo entre 5ª feira à noite e Sábado pelo menos umas 30 vezes!


Na sexta feira depois de feitos os reconhecimentos, foi a hora de testar o pequeno escorpião em Várzea Cova e cedo me apercebi que para poder tirar partido do automóvel muitos quilómetros me faltam ainda percorrer ao volante deste. Inicialmente alguns problemas de afinação na suspensão e na travagem retiravam confiança a um condutor inexperiente nestas lides como eu, mas com a ajuda do Mestre Zé as coisas ficaram mais fáceis.




Com um set-up aceitável para esta prova, mas sempre com a noção de que o óptimo está a algumas horas de testes de distância, mas no entanto sem problemas que nos impedissem de participar na prova de Sábado, optamos por participar no rali tendo como objectivos fazer um teste em ambiente de prova e se possível chegar ao fim.


Sábado o dia começou pelas nove da manhã e sentia-me bem, não muito nervoso e menos ansioso, já que grande parte da ansiedade que vinha a sentir nas ultimas semanas se devia ao facto de ainda não ter conduzido o Abarth. Esta calma aparente pareceu durar até à altura em que me sentei no carro para sairmos do parque da assistência, arrancar com o carro, tarefa a que me parecia ter habituado na sexta feira, voltou a ser complicado e a única justificação válida eram mesmo os nervos!!! O Nuno Rodrigues da Silva meio em tom de gozo, meio numa tentativa de quebrar o gelo disse à 3ª ou 4ª tentativa: "Então pá ? Vamos embora ??"


Enfim lá conseguimos sair do parque de assistência e durante a ligação as coisas pareciam ter acalmado um pouco, até porque depois de fazer partidas com 30 carros lado a lado e no final da recta andar tudo no encosto para ganhar apoio para a curva nada me poderia por nervoso.... achava eu!!


Durante a ligação fomos aquecendo os pneus e o Nuno lá me foi dizendo como deveria de encarar o primeiro troço. Parámos para verificar a pressão dos pneus, apertar os cintos, colocar a balaclava, capacete e luvas. Depois de tudo pronto arrancámos e quando chegámos ao troço soubemos do acidente do Saxo Kit Car do Jorge Santos e da Isabel Castro aos quais desejo melhoras rápidas... E assim pelos piores motivos tinha ficado adiada a minha estreia oficial em troços de ralis de Montim para Gontim...

(Continua)

Pedro Matias On quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

É com prazer que vos apresento o projecto do Abarth 500 R3T com que o Team Berner Ficacém irá participar no Campeonato Open de Ralis 2011.


A viatura será conduzida por mim e terei como navegador o experiente Nuno Rodrigues da Silva.


 Esperamos estar presentes já no Rali de Montelongo, no próximo dia 15 de Janeiro.

Pedro Matias On domingo, 21 de novembro de 2010


 Pior era impossível!

O nosso Punto padece de um problema não identificável...

Durante todo o fim de semana nunca conseguimos ter o carro em condições, a equipa tentou de tudo, abriu o motor, trocou a injecção, vários sensores, fios de velas, bomba de gasolina, até a uma sucata em Faro fomos desencantar um motor para o que desse e viesse! Nada feito, a frio o coração do Punto parecia normal e depois a cada volta que fazíamos o motor ia perdendo rendimento.... 

A Integra Support vai passar o nosso bólide a pente fino até descobrir de que mal padece. Tudo aponta para que seja um problema relacionado com a parte eléctrica do carro, provavelmente consequência da prova de Braga.

Enfim todas as nossas expectativas relativamente a esta prova saíram furadas e a desilusão óbvia que este resultado acarreta (desistência nas mangas A e B e não participação na manga C), só é compensada porque sabemos que tanto os pilotos como a equipa fizeram das tripas coração para que tudo corresse bem!

Só não acontece a quem não anda lá!

Parabéns ao Serôdio Borges pela conquista do campeonato deste ano, foi um justo vencedor!

A nós resta-nos esperar pela classificação definitiva e ver se não saímos do Top 10!

Iremos participar na prova de 4 horas de resistência em Braga pela segunda vez e tentar voltar aos resultados positivos.