Pedro Matias On segunda-feira, 13 de junho de 2011

Peço desculpa a todos por andar um pouco afastado do blog, mas motivos de força maior  têm-me impedido de poder actualizar o mesmo com a frequência que desejo.


No passado mês de Abril decorreu a quarta prova em que participei com o Abarth 500 R3T o Rali Vidreiro, um rali que tinha alguns motivos de interesse adicionais como as duas passagens pelo pinhal feitas de noite.

Quanto ao Abarth esta prova servia também como teste após a montagem da nova caixa sequencial da Sadev.

Com 78 inscritos à partida este seria mais um duro teste às capacidades do Team Berner Ficacém e do pequeno Abarth.


O tempo estava cinzento na zona da Marinha Grande, onde se situava o parque de assistência, mas nos primeiros troços que ficavam mais próximos de Leiria, o sol aquecia os troços e as condições estavam excelentes para que tivéssemos um bom rali.

Nos primeiros troços entrei com algumas cautelas, para ter a certeza que os azares dos últimos dois ralis não se voltariam a repetir e a minha maior vontade era a de terminar esta prova.


O Abarth não se deu muito bem com o calor e sentimos alguma falta de potência no motor, que limitou um pouco o nosso andamento, bem como os cronos que se revelavam pouco animadores apesar de termos a sensação que pouco havia a fazer em relação ao andamento imposto. No final dos dois primeiro troços estávamos em 19º lugar da classificação geral.

Com o avançar da prova e a temperatura a baixar, também os nossos tempos foram melhorando e fomos subindo na tabela classificativa, chegando novamente ao parque de assistência da Marinha Grande na 15ª posição, mas ainda algo distantes dos dez primeiros lugares que é o lugar onde queremos estar na classificação.

Nos troços do pinhal, o nosso motor recuperou alguma vitalidade e conseguimos recuperar duas posições, terminando na 13ª posição final, que apesar de ter ficado aquém das nossas expectativas foi o resultado possível, devido à falta de potência no motor do Abarth que sentimos durante quase toda a prova.


A próxima prova em que o Team Berner Ficacém irá participar será o Rali do Centro em Setembro prova a contar para a Taça de Portugal de Ralis, este rali partilha alguns troços com o Rali Vidreiro. Antes dessa prova teremos alguns meses para testar novas soluções e desenvolvimentos no Abarth, que espero venham a torna-lo mais competitivo.

Pedro Matias On quinta-feira, 24 de março de 2011

Segue o link para acompanhar as classificações online do Rally de Portugal.

Pedro Matias On terça-feira, 15 de março de 2011


Com o Rally de Portugal quase à porta, antevê-se algumas lutas muito intensas durante a prova que irá decorrer entre o dia 24 e o dia 27 de Março.

Citroën e Ford partem para esta prova pela primeira vez em pé de igualdade esta época, teremos também a continuação da disputa entre Sebastien Loeb e Sebastien Ogier!

Irei seguir com atenção a participação de Armindo Araújo que estreará o novo Mini John Cooper Works S2000 e de Bernardo Sousa com um Ford Fiesta RS WRC.

Temos assim motivos mais do que suficientes para uma visita aos troços do Algarve e Baixo Alentejo para ver o rali, quem não quiser sair de Lisboa pode ver a Super Especial de dia 24.

Segue a lista de inscritos:

Pedro Matias On

O blog 16 Válvulas convidou-me para uma entrevista em que me foi possível apresentar o projecto do Team Berner Ficacém.

Deixo-vos aqui com a mesma, feita por Gonçalo Sousa Cabral.


Espero que gostem.

Pedro Matias On segunda-feira, 14 de março de 2011

Decorreu no domingo o Rali Rota do Medronho, para o Team Berner Ficacém as coisas não correram da melhor forma. Depois de alguns problemas técnicos com o nosso Abarth  consequência do acidente que tivemos em Barcelos, que nos impossibilitaram de aproveitar o shakedown e assim não termos conseguido encontrar uma afinação boa para os tipos de piso que iríamos encontrar, decidimos ainda assim apresentar-mo-nos à partida para a prova organizada pela Escuderia Castelo Branco.


Durante os primeiros dois troços foi muito difícil encontrar forma de tirar o melhor partido do Abarth e o setup com que partimos para o rali não era de todo adequado às condições que encontramos. Ainda assim após os primeiros dois troços conseguimos melhorar o feeling do carro e apesar de o comportamento do 500 estar longe de ser o melhor, as segundas passagens nos troços de Proença-a-Nova foram feitas com maior segurança e os tempos acabaram por melhorar um pouco.

Para a parte da tarde tentámos melhorar um pouco na afinação da suspensão da frente e nos alinhamentos,  apesar de termos melhorado substancialmente no comportamento da frente do carro, tendo ficado esta mais incisiva e adequada aos pisos escorregadios do rali, acabámos por perder um pouco na traseira que se viria mais uma vez a revelar demasiado entusiástica para as estradas apertadas do Rota do Medronho.


E assim a meio da 5ª PEC, quando as coisas até pareciam estar finalmente no bom caminho o nosso rali acabou prematuramente, quando uma saída de estrada provocou danos na direcção e transmissão da nossa máquina, deixando-nos assim a ver o Medronho, mas do lado de fora do carro.

Gostava de dar os parabéns aos vencedores da prova e à organização da mesma que organizou uma prova espectacular, apenas gostava de fazer um reparo em relação à tomada de tempo da 2ª PEC que me parecia desnecessariamente próxima de uma curva muito apertada, antevendo-se assim um acidente que acabou por acontecer.


A Integra Support equipa técnica do Team Berner Ficacém irá agora instalar a caixa de velocidades  sequencial no nosso carro e iremos fazer pelo menos duas sessões de testes antes do Rali Vidreiro.

As duas últimas provas não correram assim da forma esperada, mas continuaremos a trabalhar de forma determinada para conseguirmos voltar rapidamente aos bons resultados e colocar o nosso Abarth 500 no lugar de destaque que merece.

Pedro Matias On domingo, 13 de março de 2011

Para quem quiser acompanhar os resultados do Rali Rota do Medronho Online segue o link para as classificações da prova.


Para nós hoje foi um dia comprido e algo atribulado, esperamos que amanhã tudo volte à normalidade e nos possamos divertir durante todo o rali a bordo do Abarth 500.
A previsão meteorológica para Proença-a-Nova e Oleiros é a seguinte:



Pedro Matias On quarta-feira, 9 de março de 2011

A Escuderia Castelo Branco já anunciou a lista definitiva de inscritos para o Rali Rota do Medronho do próximo dia 13, tal como se previa pela lista que foi avançada anteriormente, esta será uma prova com bons argumentos para espectadores e participantes.