Unknown On quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Lá fizemos o percurso alternativo para a ligação até Gontim, juntamente com os rituais de aquecimento dos pneus, finalmente chegados ao inicio do troço foi tempo de respirar fundo e começar a ouvir... 5, 4, 3, 2, 1, Go!


Normalmente o nervosismo inicial costuma acabar ao final de 2 ou 3 curvas, mas naquela situação a sensação de desconforto manteve-se até final do troço, talvez a acusar a responsabilidade de levar ao meu lado o campeão nacional de ralis ou por ter feito poucos kms no carro e não me sentir ainda confiante o suficiente para andar como gosto!


Enfim curva após curva aproximava-mo-nos do final do troço e apesar do ritmo não ser de passeio, também não era de todo o ritmo a que gostaria de ter andado, alguns erros estúpidos de condução cuja única explicação que vejo foi a dos nervos... mas acima de tudo com humildade suficiente para perceber que era o primeiro e que o caminho se faz caminhando! Não correu bem nem mal antes pelo contrário, foi esta a ideia com que fiquei, mas acima de tudo, sei que posso fazer melhor e isso é um pensamento reconfortante.

No troço seguinte em Travassós a história repetiu-se, com algumas "atravessadelas" à mistura na parte do asfalto novo e só da parte da tarde é que consegui acalmar as ideias. Apesar de andar num ritmo mais moderado senti que as coisas aconteciam de forma mais natural e como o resultado era o que menos importava pus na cabeça que o importante era chegar ao final do rali sem fazer um restyling prematuro ao Abarth!


Com o passar do dia e com mais kms feitos no "Cinquecento" os índices de confiança iam aumentando e ia-me sentindo cada vez melhor ao volante, as notas do Nuno iam fazendo mais sentido e senti que apesar de não se notar nos cronos finalmente estava a evoluir.


À entrada para o parque de assistência liguei ao Team Manager a quem perguntei: "Então como correu ?? Ficámos em que lugar ??" (apesar de não ser importante, também não custava nada saber em que lugar tinha ficado) ao que ele respondeu: "Não sabes ?? Vem cá ter à assistência e já falamos!", fiquei a achar que a coisa tinha corrido pior da parte da tarde...

Passamos o controlo e a meio da descida para o parque de assistência fiquei sem acelerador... Pensei que ia ficar logo ali e que independentemente do resultado ser bom ou mau, o nosso ia ser nenhum! Acabamos por não ter conversa nenhuma mas lá me disseram no meio do filme de tentar resolver o problema que tínhamos ficado em 6º Lugar, fiquei supreendido e extremamente satisfeito com o resultado final, pois sempre pensei que tudo o que fosse acima do 20º para primeira prova seria um resultado perfeitamente aceitável.


Empurraram o 500 até a uma zona em que daria para levar o carro a descer caso o acelerador não funcionasse mas com a dica do Fontennay "desliga a bateria e volta a ligar" lá o problema se resolveu e fiquei com a sensação que em vez de ser um carro de corridas da Abarth o meu carro devia de levar o simbolo da Microsoft! Enfim problemas de juventude!

Lá conseguimos chegar ao final com o carro a andar normalmente e pronto para mais 100 kms de troços!


Este primeiro rali foi o concretizar de um sonho e o materializar de muitos meses de trabalho neste projecto.

Gostava de agradecer ao Nuno Rodrigues da Silva por ter aceite o meu convite e me poder ajudar nesta aventura, ao Zé Pedro Fontes porque desde Janeiro de 2010 que pegou em mim e me tem ajudado na minha evolução como piloto, ao Nuno Pires por ter construído este carro fantástico e a toda a equipa da Integra Support pelo facto de serem tão apaixonados por este projecto quanto eu, aos meus patrocinadores por terem dado o €mpurrão necessário para que o carro tivesse motor e acima de tudo à minha família que me tem apoiado de forma incondicional desde que comecei a correr.

Agora é só esperar que chegue Barcelos!

3 comentários:

Rui Osório disse...

Parabéns por esta excelente estreia. Nas três passagens que vi gostei. Por acaso assisti a esse episódio final, fiquei contente quando vi o carro finalmente a trabalhar. Por falar no carro, a decoração está 5 estrelas. Este projecto tem tudo para ser sucesso, está realmente muito bem rodeado.
Mais uma vez parabéns e um grande abraço.

PS. Fantásticas fotos do meu conterrâneo João Lavadinho.

Unknown disse...

Obrigado pelo apoio Amigo, em Barcelos vê se me vais falar!

Já era altura de nos conhecermos!

Afinal de contas sabes quem eu sou, estás do lado certo da maquina, parabéns pelas tuas fotos e pela mega sequência do Teodósio.

Rui Osório disse...

Obrigado pelos elogios caro Pedro. Eu na altura que fui ao parque de assistência era com essa intenção, mas infelizmente cheguei lá tarde.
Grande abraço.

Enviar um comentário