Unknown On quarta-feira, 9 de junho de 2010

Cheguei a Balocco pouco passava das nove horas, este circuito foi construído nos anos 60 para se poderem testar os produtos da Alfa Romeo, hoje é detido pela familia Agneli e serve de pista de testes para todas as marcas do grupo Fiat.

Durante o período da manhã foi tempo de ficar a conhecer todos os detalhes dos novos produtos da Abarth, como ninguém quer ouvir falar de emissões e de equipamento de série vou passar à parte que interessa...

A seguir a uma refeição ligeira (para evitar enjoos) foi altura de irmos para a pista, à nossa espera estava uma armada de escorpiões, com pilotos à altura para nos ensinarem os truques de Balocco, posso dizer que por sorte o carro onde primeiro entrei tinha como piloto o vencedor do Trofeu Clio R3 2009, um tal rapaz gordinho que de aspecto de piloto tinha muito pouco de seu nome Filippo Vara...


Balocco tem varias curvas copiadas de outros circuitos, como a Curva Grande ou a primeira curva de Lesmo do circuito de Monza ou o gancho Tarzan que podemos encontrar no circuito de Zandvoort. 

A primeira volta com o Filippo ao volante passou tão depressa que não deu para perceber nada da pista, mas pelo contrário percebi perfeitamente que o rapaz guia que se farta....

Saltei para o lugar do condutor, afinei o banco e o volante, enquanto o Filippo me perguntava queres que fale em italiano ou inglês? Como eu em italiano só sei dizer pizza, optei pelo inglês e lá arranquei tentando ouvir as dicas do rapaz.


Cedo deu para perceber que o  Abarth Punto Evo é infinitamente melhor que o Grande Punto, curva mais, anda mais e trava mais... enfim tudo é melhor. O Evo insere-se nas curvas com um comportamento sempre muito saudável e intuitivo e mesmo com as inclinações da pista (e algumas são bem grandes) nunca se queixa, nem mesmo quando somos demasiado optimistas no cálculo da velocidade de entrada em curva e temos que corrigir a meio.



De seguida foi a vez do Abarth 500C, estava com algumas dúvidas em relação ao que poderia ser a nova caixa Abarth Competizione, dúvidas essas que se dissiparam ao fim de poucas passagens de caixa... o comando é rápido, intuitivo e como dizia outro dos instrutores obriga as pessoas a andarem com as duas mãos no volante (coitado do rapaz imagino os cagaços que não deve ter apanhado já, com outros marmanjos a tentarem imita-los).
A versão cabrio do Abrarth 500 curva menos que a versão fechada e os 140cv de que agora dispõe não chegam para compensar o peso adicional que o carro tem, mas quando se olha para o carro esquecem-se todos os defeitos que este possa ter, o 500C consegue ser ainda mais bonito ao vivo do que nas fotografias e as novas pinturas bi-colores prometem fazer furor.

Faltava um que não nos deixaram experimentar, o 695 Tributo Ferrari mas tinham o carro com numero de série 000 para nos podermos sentar lá dentro e tentar perceber o porque de custar cerca de 50.000€, fibra de carbono com fartura, tejadilho em alcântara, um turbo maior que mal cabe no motor, 180cv e uma lista de equipamento que quase dá sono de tão longa... e o mais caro de tudo a palavra Ferrari! 1695 viaturas serão produzidas durante um período de 3 anos sendo os primeiros encarnados (iguais ao das fotos), aceitam-se encomendas...


Durante todo o dia vi algumas maquinas que me apetecia muito ter conduzido... como o Ferrari 599 GTO ou os Alfa 8C Competizione em Coupé e Spider...

Mais para o final do test-drive percebi qual era a competição entre os pilotos/instrutores que lá andavam, ver quem conseguia fazer a velocidade média mais alta numa volta à pista, o record  entre os pequenos Abarth foi de 109 km/h de Punto Evo... e foi comigo dentro do carro (ao lado a tentar aprender como se fazia).

Quando houver outra apresentação destas podem sempre contar comigo.

2 comentários:

Tiffosi disse...

Espectacular! Tens mais fotos?

Unknown disse...

Tenho mais algumas mas gira tudo em torno do mesmo, na pista não podíamos tirar fotografias.

Tenho fotos dos 8C Competizione...

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