Unknown On quinta-feira, 3 de junho de 2010

Beginner's luck 

From Wikipedia, the free encyclopedia

When someone with limited experience achieves better than expected results it is referred to as beginner's luck. The term is most often used in reference to a first attempt in sport or gambling. For example, if Mike beats veteran golf player Joe in his first game, Joe might attribute this to beginner's luck.
One would expect experienced players to outperform novices - when the opposite happens it is counter-intuitive, hence the need for a term to describe this phenomenon.


Agora que já ando nas corridas há mais tempo do que todos os que nunca por lá andaram, mas há muito menos do que a maioria dos que lá andam... Sorte de principiante parece-me uma boa definição para que todos os veteran driver's expliquem o nosso resultado no circuito de Braga.

Esta técnica de que os portugueses usam e abusam de tentar minorar o trabalho, o esforço e a dedicação dos outros e resumi-los a sorte pura e dura é muito antiga e serve também para tentar esconder algumas das lacunas próprias de quem se esperava muito mais...

Posto isto gostava de vos contar o que se passou em Braga na 2ª prova do Troféu Challenge Desafio Único de 2010. O fim de semana de corridas começou sábado de manhã e tanto eu como o Pombo fomos uns dos primeiros a chegar ao Vasco Sameiro tal era a nossa vontade de entrar para dentro do carro e acelerar. Num dia sem cronometragem oficial os treinos privados que correram conforme esperado, serviram para travarmos melhor conhecimento com o Punto e tentar habituar-mo-nos à "sã" convivência com 30 outros carros em pista, ainda que sem ser em ritmo de corrida.

No domingo é que tudo se decidia e tanto eu como o Nuno sabíamos que iríamos ter que por em prática o que tínhamos aprendido até então. Nos treinos livres fomos os sétimos mais rápidos e conseguimos rodar sempre a um bom ritmo..


Na qualificação começou a nossa sorte de principiantes e conseguimos a pole-position nas duas mangas, tendo conseguido fazer uma volta ao traçado em 1:42.793 (Pedro Matias) e outra em 1:43.255 (Nuno Pombo), tal facto deveu-se a uma conjugação de factores que depois são resumidos a uma de duas hipóteses conforme explicava o nosso Team Manager "o carro está completamente faralhado" - dizem os pilotos das outras equipas ou "os pilotos são muito bons" - dizem os preparadores dos carros deles. Na minha modesta opinião termos conseguido a pole aconteceu porque o carro é muito bom e porque tanto eu como o Nuno estamos a aprender depressa a andar nele.

Segue o vídeo com as voltas que nos deram a pole position em ambas as mangas.



Nas mangas A e B com partida rolante notou-se bem a nossa falta de experiência já que apesar de partirmos da primeira linha da grelha, conseguimos chegar (tanto eu como o Nuno) ao final da recta da meta em 6º... 

A minha primeira experiência de corrida a sério foi dura (algo para que achava que estava preparado), depois de cair para 6º tentei recuperar algumas posições, mas não foi facil com alguns dos pilotos a insistirem que a trajectória ideal era não travar e tentar acertar com o máximo de força possível na traseira do meu carro (esta recuou 8 cm no final das 3 mangas e de tanto o para-choques roçar nas rodas de trás conseguiram ainda arrancar-me um bocado de pneu com 15cm por 5cm), como mesmo assim não dava para passar, tentaram uma nova trajectória ir pela relva e acertar na traseira do nosso Punto mas desta vez de lado (na ilharga) para que o mesmo lhes saísse da frente (de preferência em pião)... Depois deste baptismo de guerra consegui terminar a manga A no 6º lugar, que diga-se para todas as peripécias foi muito bom... 
O Nuno teve na manga B uma prova mais tranquila e conseguiu terminar no 5º posto.


Com estas duas classificações, partimos para a Manga C (a que mais contava para a pontuação final) na 4ª posição da grelha e extremamente confiantes num resultado entre os 5 primeiros. Partimos no grupo da frente e mantivemos a posição até à mudança de pilotos, que fruto de uma estratégia impecável do nosso Team Manager (parar muito cedo e quase sem trânsito no pit lane) nos permitiu entrar em 4º e depois de terminadas as trocas de pilotos termos subido ao 3º lugar, que nos garantia um lugar no pódio. Até final ainda houve algumas mudanças de posições, sendo que nas últimas voltas houve lutas mais intensas, conseguimos manter o 3º lugar na manga decisiva e assim alcançar também o 3º lugar geral absoluto, somando 45 preciosos pontos para o Troféu.

Gostava de realçar que este resultado superou todas as nossas expectativas e queria agradecer ao nosso Team Manager e à Integra Support pelo excelente trabalho que fizeram durante todo o fim de semana. 

A próxima prova será no Autódromo do Estoril no dia 13 de Junho.

Classificação Troféu Challenge Desafio Único 2010

Podem encontrar mais vídeos desta prova aqui

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